Home > Notícias

Jobs apresenta iPad, mais novo membro da família Apple

Aparelho lembra um iPod gigante e permite navegar na web e visualizar conteúdo multimídia; tela tem 9,7", peso é de 680 gramas e chip é de projeto próprio.

Redação da Macworld

27/01/2010 às 16h18

Foto:

A Apple anunciou nesta quarta-feira (27/1) o tão esperado tablet. Chamado iPad, o aparelho se parece com um enorme iPod, com tela sensível ao toque.

"Nós queremos começar 2010 lançando um produto verdadeiramente mágico e revolucionário", disse o CEO da empresa, Steve Jobs, depois de subir ao palco no Centro Yerba Buena, em São Francisco (EUA).

"Todo mundo usa um laptop e um smartphone. Uma questão surgiu: há espaço para um terceiro aparelho entre um laptop e um smartphone?", perguntou Jobs. "Nós conseguimos algo assim. Nós o chamamos iPad."

Como o irmão menor, o iPad permite surfar na web, usando os botões na tela para navegação. A página pode ser orientada no modo retrato ou paisagem. O teclado virtual aparece no modo paisagem.

ipad-390.jpg

Multimídia
O iPad reproduz conteúdo multimídia da web, como vídeos do YouTube e filmes, e terá acesso à iTunes Store para compra de conteúdo, avisa o CEO da empresa Steve Jobs.

O tablet também funciona como uma extensão do Mac portátil ou de mesa. A partir dele, o usuário poderá obter fotos do iPhoto armazenadas no micro. Para elaborar um slideshow, basta escolher a transição e a música de fundo.

As especificações técnicas incluem redes sem fio Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 2.1, tela touch LED de 9,7 polegadas, acelerômetro e bússola. O chip foi identificado pela Apple como um A4, de 1 GHz, de projeto próprio. A memória, do tipo flash, varia entre 16, 32 e 64 GB. Seu peso é de 680 gramas e sua espessura é de 0,5 polegada (1,27 cm). A bateria tem duração estimada de 10 horas.

Além das variações de memória, o iPad será oferecido em duas versões, com ou sem 3G. A versão 3G suporta velocidades de até 7,2 Mbps em redes HSDPA. Nos EUA, a Apple e a AT&T anunciaram planos de dados pré-pagos para o iPad, com ativação pelo próprio aparelho.

Os preços das versões sem 3G (apenas com Wi-Fi) são 499 (16 GB), 599 (32 GB) e 699 dólares (64 GB). Já as versões com conexão 3G custam 629 (16 GB), 729 (32 GB) e 829 dólares (64 GB). As vendas do modelo que tem apenas Wi-Fi começam em 60 dias, no mundo todo; a versão com 3G chegará ao mercado em 90 dias.

ipad-key.jpg

Como acessórios, o iPad terá um dock com teclado, como alternativa à digitação de textos, e um dock simples, para mantê-lo em pé e facilitar a leitura de textos e a visualização de conteúdo multimídia.

Livraria virtual

Com o iPad, Jobs também introduziu um novo aplicativo, chamado iBooks, para gerenciamento de e-books.

Em sua apresentação, o CEO reconheceu o pioneirismo da Amazon com o Kindle, e anunciou que a Apple abriu sua própria livraria virtual para o iPad. Ele disse que  Penguin, Harper-Collins, Hachette, Simon & Schuster, e outras editoras já assinaram acordos para fornecimento de títulos.

A distribuição usará o formato ePub, um padrão aberto para e-book.

As ações da Apple fecharam nesta quinta-feira em 207,88 dólares - um aumento de 1%. Nos últimos 12 meses, o preço da ação mais que dobrou.

Assista abaixo o vídeo de apresentação do iPad que foi divulgado no site da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail