Home > Notícias

Jobs estava certo? Filmes via streaming vão superar DVDs e Blu-rays em 2012

Estudo prevê que o número de conteúdos reproduzidos via streaming nos EUA deve mais do que dobrar neste ano, chegando a 3,4 milhões.

Da Redação

26/03/2012 às 14h39

Foto:

Parece que o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, estava certo em não adotar o Blu-Ray em nenhum aparelho da Apple e retirar os leitores de DVD de alguns Macs. Isso porque o número de filmes assistidos via streaming nos Estados unidos este ano será maior do que os em Blu-ray e DVD pela primeira vez, de acordo com a empresa de pesquisa IHS Screen Digest.

Segundo o portal Bloomberg, a quantidade de filmes reproduzidos via streaming (transmissão em tempo real) mais do que dobrará em  2012 em relação ao ano passado, passando de 1,4 milhão para 3,4 milhões; enquanto 2,6 milhões de vídeos foram assistidos em Blu-Ray e DVD em 2011 – mas neste ano o número deve apresentar queda para 2,4 milhões.

Planos de serviços ilimitados de streaming de conteúdos, como Netflix, NetMovies, iTunes Store e Amazon têm se popularizado nos Estados Unidos, e em menor escala no Brasil, desde o ano passado, substituindo DVDs, Blu-rays e CDs.

Leia Mais: Gravadora consegue bloquear acesso a mais de 100 sites de streaming de músicas

No estudo, os serviços de filmes pagos da Amazon e do Netflix representaram mais de 94% do consumo digital.

O relatório destaca a diferença de preços dos conteúdos comercializados online e em lojas físicas: 51 centavos (de dólar) por filme assistido online, em comparação com os 4,72 dólares cobrados pelo aluguel de mídias. “Estamos vislumbrando o começo do fim da era de filmes físicos”, declarou Dan Cryan, analista sênior da IHS. “Mas a transição deve tomar tempo: quase 9 anos depois do lançamento da iTunes Store, os CDs ainda são parte vital do mercado musical.”

No Brasil, novos serviços de vídeo tem sido anunciados nos últimos meses, como o Submarino On Demand, que permite que você alugue ou compre filmes (com preços que variam entre 5 e 7 reais), sem precisar pagar por um plano mensal. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail