Home > Notícias

Jogos em 4K na nuvem ainda estão longe dos usuários, diz CEO da Nvidia

Na feira Computex, Jen-Hsun Huang disse que é necessário ajustar servidores e infraestrutura para suportar streaming de jogos em alta resolução

Por Agam Shah - do IDG News Service

01/06/2015 às 11h49

shieldpcgames.jpg
Foto:

Se você é um gamer intensivo, não espere ver streaming de jogos online em resolução 4K na sua TV ou PC a curto prazo. Embora seja possível fazer streaming de filmes 4K (altíssima resolução) por meio de serviços online como Netflix para PCs e TVs, streaming de jogos pela nuvem exige grandes mudanças na infraestrutura atual, disse o CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, durante um encontro com a mídia na feira Computex, que acontece entre 2 e 6 de junho em Taipei (Taiwan).

A Nvidia, diz Huang, pode atualmente fazer o streaming de jogos com resolução de imagem de 1080p a 60 quadros por segundo de seu serviço de games online Grid, mas a tecnologia precisa ser aperfeiçoada e passar por um bocado de ajustes finos nos servidores para suportar o streaming a 4K. "Vai levar um tempo ainda", disse Huang.

Muitos monitores e TVs 4K já estão disponíveis, capazes de exibir imagens com resolução de 3840 x 2160 pixels. A questão é que jogos tipicamente exigem comunicação de duas vias e servidores processam bits associados a imagens de jogos de forma diferente da que processam vídeo.

A Nvidia atualmente usa GPUs (Graphic Processing Units) high-end no lado do servidor para o serviço Grid para otimizar os jogos para conexões de internet. A resolução do streaming de jogo, no entanto, depende da qualidade da conexão e fazer a transmissão de jogos em 4K exigiria conexões de internet muito mais rápidas que as atuais. A empresa tem também hardware para suportar o streaming de jogos 4K, usando seu novo console Shield TV anunciado na semana passada. O console roda Android TV e também pode fazer streaming de filmes em resolução de 4K da Netflix.

Huang disse que seu serviço de jogos na nuvem está em constante aperfeiçoamento. O jogo via nuvem é conveniente porque você apenas precisa clicar para jogar, sem a inconveniência de ter de comprar CDs e DVDs com jogos ou fazer o download de gigabytes de dados, afirma Huang.

O serviço de jogos da Nvidia está baseado no sistema operacional Android OS, que é essencialmente uma plataforma mobile e que com o tempo vai evoluir para ser uma plataforma de jogos baseada na internet, diz Huang. A empresa também vende um tablet para games, o Shield, que suporta jogos em nuvem com resolução de 1080p. Nesta segunda-feira a Nvidia anunciou na Computex o lançamento da sua nova GPU GeForce GTX980 Ti, com foco na entrega de processamento gráfico para games 4K em desktops à velocidade de 45 quadros por segundo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail