Home > Notícias

Jornais brasileiros passam a cobrar por conteúdo para iPad

Veículos como Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo e O Globo preparam novas versões de seus aplicativos, com opções de venda avulsa e assinatura; pagamento começa neste trimestre

Luiz Mazetto, Macworld Brasil

07/02/2011 às 14h55

Foto:

Acabou a "mamata". Três dos principais veículos de comunicação do País confirmaram à Macworld Brasil que passarão a cobrar por seus aplicativos (até então gratuitos) ainda neste trimestre. Segundo os jornais brasileiros, o início da cobrança nos próximos meses já fazia parte de estratégias próprias e não possui relação direta com solicitações externas (jornais do exterior foram informados recentemente que não poderiam mais oferecer seus aplicativos gratuitamente).

“Essa nova edição do aplicativo já estava planejada. Não foi feita por causa de nenhuma determinação da Apple. Anteriormente era um período de testes, de amadurecimento do aplicativo”, explica o diretor de produtos digitais do grupo Estado, Nicholas Serrano. Segundo ele, a nova edição paga do aplicativo terá duas versões: uma é apenas uma reprodução do jornal impresso em formato digital e a outra é uma versão especial para iPad, que inclui conteúdo exclusivo para o tablet.

De acordo com o gerente comercial digital do O Globo, Thiago Bispo, o novo software do jornal carioca para o tablet será um “híbrido da versão online - trazendo conteúdo exclusivo para a iPad - com a versão impressa, mais atualizações em tempo real das principais editorias”.

Segundo reportagem publicada pelo jornal “Meio & Mensagem” em 24/1, a Folha de São Paulo prepara também uma nova versão paga de seu aplicativo para iPad, com lançamento previsto para este trimestre. Macworld Brasil entrou em contato a Folha, que confirma o lançamento versão ainda este mês e mantém o discurso sobre o início da cobrança ser uma estratégia anterior da empresa.

“Esses aplicativos tendem a ter uma evolução natural”, explica o CEO da desenvolvedora Digital Pages, Youssef Murad, responsável pelos novos programas da Folha e O Globo. Segundo ele, “um bom aplicativo para iPad pode ser feito num prazo de 30 a 90 dias, mas esse prazo pode aumentar de acordo com o foco de cada projeto.”

Cobrança
No último mês de janeiro, dois sites publicaram que a Apple estaria informando jornais europeus de que eles não poderiam mais oferecer acesso gratuito à sua versão do iPad para os assinantes de sua edição impressa. Segundo os sites, a companhia de Steve Jobs estaria insatisfeita com a perda de 30%  do valor das transações a partir dos aplicativos e irá banir a prática depois do dia 01/04. Macworld Brasil entrou em contato com a assessoria local da Apple, que não confirmou se essa prática vale para o Brasil.

Assinatura
O Estado e O Globo disseram à Macworld Brasil que os usuários poderão ter acesso ao conteúdo por meio de compras de edições avulsas ou assinaturas mensais ou por outros períodos ainda não definidos. Os veículos ainda não possuem preços definidos para as novas versões dos programas.

daily390

The Daily: primeiro jornal exclusivo para iPad custa US$ 1 por semana

A prática de assinatura de jornais e revistas diretamente pelo iPad foi inaugurada na última semana com o lançamento do The Daily, primeiro veículo de comunicação criado exclusivamente para o tablet da Apple. O jornal da News Corp., conglomerado de mídia de Rupert Murdoch, possui preços atraentes: US$ 0,99 por semana ou US$40 por ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail