Home > Notícias

Jovens norte-americanos enviam em média 3,4 mil mensagens de texto por mês

Pesquisa aponta ainda que uso de chamadas de voz diminuiu 14% em relação aos usuários na faixa etária entre 13 e 17 anos.

IDG News Service

15/10/2010 às 11h32

Foto:

Se você não pode se comunicar com 160 caracteres ou menos, então é melhor não se comunicar.

Cada vez mais esta parece ser a atitude dos jovens nos Estados Unidos (EUA) que, durante o segundo trimestre deste ano (Q2), usaram seus telefones celulares para enviar e receber, em média, 3,4 mil mensagens de textos, segundo um estudo da empresa de pesquisa Nielsen Company.

"O processo de envio e recebimento de SMS (Short Message Service) é, atualmente, o principal serviço para os adolescentes norte-americanos que utilizam um celular", indicou o estudo, publicado na última quinta-feira (14/10). Segundo a Nielsen, em média, um jovem nos EUA envia seis mensagens de texto por hora. 

Inicialmente, o recurso foi criado como uma ferramenta de comunicação e teste, principalmente, para técnicos especialistas em telefonia móvel. No entanto revelou-se útil também para os demais consumidores ao redor do mundo. 

Outro dado apontado pelo estudo foi que os adolescentes também estão consumindo muito mais dados via dispositivos móveis. Em 2010, o consumo médio foi de 62MB por mês, contra apenas 14MB constatados em 2009. 

Por outro lado, usuários na faixa etária entre 13 e 17 anos estão utilizando cada vez menos as chamadas de voz, com 646 minutos por mês, índice 14% inferior ao obtido no mesmo período em 2009. No entanto, os adultos com mais de 55 anos foram aqueles menos realizaram ligações, comunicou o relatório.

A razão da identificação dos jovens com o serviço de mensagens de texto é, em grande parte, devido ao fato do mesmo ser um recurso mais fácil e rápido se comparado a uma chamada de voz, segundo a Nielsen. Até mesmo o uso de dados móveis pelos jovens parece ser uma extensão das experiências como SMS, já que o serviço de dados mais comum entre os adolescentes, nos últimos trinta dias, foi o envio de MMS (Multimedia Messaging Service) ou mensagens de texto multimídia, no qual 62% declararam utilizar a funcionalidade. No ano anterior esse número foi de 55%.

Em segundo lugar vem a navegação móvel na web, com 49%, sendo que em 2009, essa taxa era de 40%. Além disso, 38% dos adolescentes realizaram download de aplicativos. No ano passado, o índice era de 26%.

O serviço de SMS também foi identificado como principal atrativo para adquirir um telefone, segundo 43% dos adolescentes. A segurança é o segundo fator que mais motiva a aquisição de um aparelho, de acordo com 35% dos entrevistados; e em terceiro, a possibilidade de manter contato com os amigos, para 34% dos consultados.

De acordo com a Nielsen, o estudo foi pautado por análises nas contas de telefone celular de mais de 60 mil assinantes, além de uma pesquisa feita com cerca de três mil adolescentes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail