Home > Notícias

Justiça americana multa fabricantes por igualar preço de display LCD

LG, Sharp e Chunghwa Picture Tube teriam conspirado entre 2001 e 2006 e prejudicado Apple e Dell. Multa é de US$ 585 milhões.

IDG News Service/ EUA

12/11/2008 às 18h56

Foto:

As fabricantes LG, Sharp e Chunghwa Picture Tubes terão que pagar uma multa de 585 milhões de dólares por conspirarem para igualar os preços de displays LCD, informou o Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos nesta quarta-feira (12/11).

A LG pagará 400 milhões do total da multa, que é a segunda maior imposta pela Divisão Antitruste do DOJ. A Sharp pagará 120 milhões de dólares, enquanto a taiwanesa Chunghwa desembolsará 65 milhões de dólares do total.

O 'trio' assumiu ter conspirado de setembro de 2001 a junho de 2006 para aplicar o mesmo preço em painéis LCD em suas vendas pelo mundo.

As fabricantes, além de pagar a multa, também concordaram em cooperar com as investigações antitruste do Departamento de Justiça.

Entre as empresas diretamente afetadas pela conspiração de preços fixos, estão Apple, Dell e Motorola, afirma o DOJ. “A decisão de hoje enfatiza o nosso comprometimento para derrubar cartéis internacionais”, disse o advogado Michael Mukasey, do departamento.

O IDG News Service não conseguiu contato com as fabricantes para obter esclarecimentos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail