Home > Notícias

Justiça retira anonimato de blogueiros no Reino Unido

Decisão diz que identidades podem ser reveladas, pois interesses de autor não devem se sobrepor a interesses nacionais.

Redação do IDG Now!

17/06/2009 às 14h32

Foto:

Uma decisão da Justiça do Reino Unido vai impedir que blogueiros lancem mão do anonimato para divulgar informações em seus textos. A decisão polêmica foi emitida contra Richard Horton, 45, e autor do blog NightJack, segundo informações da versão online do jornal “The Times”.

Horton é policial do regimento de Lancashire e recebeu o prêmio Orwell por seus textos de cunho político. Ele usava fatos verídicos, obtidos ao longo das investigações sobre diferentes crimes, entre eles ataques de pedófilos a crianças. Muitas das mensagens mostravam o trabalho da polícia no dia-a-dia e continham fortes opiniões sobre política e sociedade.

O policial-autor criticava e ridicularizava vários políticos britânicos e aconselhava seus leitores “a reclamar de todos os oficiais e não mostrar respeito ao sistema legal e nem a qualquer pessoa que trabalhe nele”.

Segundo o juiz que presidiu o caso de Horton, o blogueiro não poderia reivindicar o direito ao anonimato, pois “a atividade de blogueiro é pública”. Além disso, o interesse comum não deve se sobrepor ao interesse particular do autor. Por causa do blog, o policial recebeu uma advertência escrita.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail