Home > Notícias

Kaspersky alerta: sites alteram boletos vencidos e roubam dinheiro de vítimas

Páginas supostamente fazem o cálculo de boletos bancários vencidos, mas, de fato, geram um documento com a finalidade de desviar o pagamento para uma conta pertencente a golpistas.

Da Redação

09/08/2013 às 16h33

Foto:

Uma nova tática de fraude financeira online foi identificada pela empresa de segurança Kaspersky Lab. Segundo especialistas da companhia, cibercriminosos estão apostando em sites falsos que supostamente fazem o cálculo de boletos bancários vencidos, mas que na verdade geram um documento com a finalidade de desviar o pagamento para uma conta pertencente a golpistas.

A demanda por esse serviço fez com que os bancos criassem um sistema de cálculo de boletos vencidos em seus sites. O usuário que buscar o sistema no Google pode acabar acessando um site fraudulento criado por criminosos – a Kaspersky Lab encontrou dois deles. 

Para divulgá-los os golpistas usam campanhas de Adwords do Google.

boleto-falso1
Site falso é sugerido em resultado de pesquisa no Google

O site malicioso irá solicitar à vítima informações sobre o boleto legítimo, com a proposta de alterar a data vencida. Porém, o boleto gerado terá o código de barras e linha digitável de uma conta pertencente ao cibercriminoso.

A vítima paga o boleto achando que está quitando a dívida, mas acaba transferindo o dinheiro ao cracker.

Essa não é a primeira vez que cibercriminosos brasileiros usam esquemas que alteram boletos bancários. Em abril, o site especializado em segurança Linha Defensiva, identificou um vírus que altera os números da linha digitável e corrompe o código de barras - o que impede o seu uso.

Tanto o valor quanto o vencimento permanecem intáctos, bem como o logotipo do banco - o que impede que a vítima descubra a fraude facilmente. Por conta disso, o usuário acaba por pagar o boleto falso, que faz com que o dinheiro seja creditado na conta do fraudador.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail