Home > Notícias

Keynote’09 traz mais recursos para sua apresentação

Veja o que esperar do novo programa de apresentações da Apple, com novos efeitos e transições para uso nos slideshows.

Franklin N. Tessler, Macworld/EUA

19/01/2009 às 16h22

Foto:

Como alguém que usa o Keynote desde sua estreia, em 2003, conheço cada detalhe de cada novo lançamento e aproveito esses detalhes para melhorar minhas apresentações e fazer meu trabalho mais rápido. Após explorar o Keynote’09, descobri algumas novidades. Veja o que esperar da nova versão do aplicativo.

Interface melhorada

Embora a janela principal do Keynote’09 e suas barras de ferramentas sejam as mesmas da versão anterior, a Apple trouxe algumas melhorias. Por exemplo, um seletor de temas (Theme Chooser) redesenhado traz um menu dropdown que lista os arquivos recentemente abertos, e traz uma barra que permite ampliar as miniaturas de cada tema. O Keynote mostra as páginas-mestre de cada tema ao lado de exemplos de tabelas e gráficos – isso ajuda a decidir se o tema é o correto para sua apresentação antes que você o abra.

Existem duas novas preferências de régua no Keynote – uma para espaços relativos e outra para guias de tamanho -, que tornam mais fácil distribuir objetos ou dar a dois ou mais objetos a mesma altura ou largura. Isso permite “coreografar” objetos pela tela também com facilidade.

As melhorias no fluxo de trabalho se ampliam para o Presenter Display. Uma pequena barra de ferramentas aparece quando você move o cursor para o topo da tela. Ela mostra miniaturas de todos os slides e dá acesso rápido ou customiza a tela de apresentação instantaneamente. Os timers digitais na parte inferior da tela estão mais fáceis de ler também.

keynote09-interna-500
Presenter Display: barra de ferramentas no topo da tela do apresentador

Transições animadas
A cada nova versão do Keynote surgem novas opções de animação, e o Keynote’09 não é exceção, com diversos efeitos adicionais e nove transições novas. O Magic Move, um dos mais inovadores, está entre meus favoritos.

Diferente da maioria das transições, o Magic Move afeta formas, texto ou imagens no slide. Digamos, por exemplo, que você quer começar a apresentação com o logotipo da sua empresa centralizado e depois movê-lo para o canto inferior direito para os demais slides. Para isso, crie um frame com um logotipo centralizado, duplique o slide, arraste o logo para o canto e finalmente aplique a transição Magic Move para o primeiro slide. Quando você fizer sua apresentação, o Keynote gera o movimento entre as duas posições do logotipo.

O Magic Move também funciona para mudar o tamanho de um objeto, e o Keynote “cresce” ou “encolhe” o objeto automaticamente.

Dados mais claros

Qualquer pessoa que precisa apresentar dados científicos ou financeiros vai gostar das novas opções de tabelas e gráficos do Keynote. Pela primeira vez, o programa permite mostrar barras de erro em gráficos como um valor fixo, porcentagem, erro padrão ou desvio padrão. Mostre ainda equações e valores usados para calcular os resultados.

Os recursos de tabelas do Keynote também melhoraram. Além dos sete formatos de células existentes, o novo programa agora aceita os formatos Duration, que formata números como unidades de tempo, e Numeral System, que mostra valores das células em qualquer base de 2 a 34. E um recurso adicional permite definir formatos customizados de células.

O que falta
Infelizmente, a Apple não resolveu um dos problemas mais antigos do Keynote: ele não permite reproduzir arquivos de áudio que durem apenas por poucos slides. Além disso, o programa não marca texto com hyperlinks já clicados.

A Apple também removeu a capacidade de exportar arquivos em formato Flash e o antigo recurso Web View, que mostra páginas da web em slides.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail