Home > Notícias

“Kinect da Apple”: novos Macs podem ter sensor de movimentos

Nova patente da "maçã" sugere sistema para uso dos computadores sem necessidade de mouse e teclado, assim como acontece no acessório da Microsoft

Redação Macworld Brasil

08/12/2011 às 17h59

Foto:

A Apple pretende usar uma tecnologia parecida com a do sensor de movimentos Kinect, da rival Microsoft, para os usuários comandarem seus Macs por meio de gestos, informa o site especializado Apple Insider.

A página descobriu uma nova patente da “maçã”, chamada “Three-Dimensional Imaging and Display System”, que descreve um sistema parecido com a plataforma do console Xbox 360,  ao permitir a interação sem controles tradicionais com os seus computadores. A nova solução da Apple faria a leitura óptica das mãos e dedos dos usuários para medir seus movimentos. Assim, o recurso permitiria o controle de um Mac com as mãos sem a necessidade do uso de um mouse ou teclado.

No pedido da patente, a Apple afirma que os aparelhos atuais, como mouses e joysticks, permitem o controle de um sistema em duas dimensões, mas nota que para manipular objetos em três dimensões, esses métodos são desajeitados. “Para ser bem-sucedido, um sistema precisa ser econômico, pequeno, portátil e versátil”, continua a Apple, em sua patente.

Pela descrição feita pela fabricante no documento, o aparelho conseguiria rastrear a cabeça e as mãos do usuário. Entre os possíveis usos do sistema, citados pela companhia, estão dar zoom em uma imagem na tela com base na localização da cabeça do usuário.  Já por meio de gestos com as mãos, o sistema poderia realizar tarefas como rotação 3D, zoom, scroll e controle de volume.

Leia também:

- Apple prepara interface em "estilo Kinect" para o iPad

kinectmac01.jpg

Novos Macs poderão ter controles por sensores de movimentos (imagem: Apple Insider)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail