Home > Notícias

Kinect supera vendas iniciais do iPad

Acessório, que permite jogar sem o uso de controles no XBox 360, atingiu 2,5 milhões de unidades vendidas em um mês; tablet levou dois meses para chegar a 2 milhões de unidades

IDG News Service

30/11/2010 às 14h19

Foto:

Pouco mais de um mês após a Microsoft lançar o aguardado Kinect, mais de 2,5 milhões de unidades foram vendidas, anunciou a companhia.

A marca foi atingida duas vezes mais rapidamente que o rival Sony Move, que vendeu um milhão de dispositivos em seu primeiro mês. Já o iPad só alcançou a marca de dois milhões no primeiro bimestre. Vale lembrar que o Kinect (150 dólares) é bem mais barato que o tablet da Apple (a partir de 500 dólares).

Embora surpreendente, claro, não é possível prever que ele será o dispositivo eletrônico mais vendido de todo os tempos - ou prever que será o presente mais encontrado sob as árvores de Natal neste ano. Afinal, além de ser o primeiro mês, as vendas foram sensivelmente impulsionadas pelo Black Friday, tradicional dia de compras nos Estados Unidos (EUA).

"Continuamos com a previsão de que 5 milhões de unidades serão vendidas nesta temporada de férias. A questão mais importante é se conseguiremos ou não manter esse ritmo de 2,5 milhões/mês após o fim do período de férias. O iPad, por exemplo, tem mantido um ritmo de 4,5 milhões por trimestre", declarou a Microsoft ontem (29/11).

Como funciona

O Kinect combina uma câmera RGB, um sensor de profundidade e um microfone multiarray. O sensor capta os movimentos do corpo inteiro e vozes individualmente, transformando o usuário no joystick do videogame. Ele será compatível com todos os modelos de Xbox 360 e também interage com o serviço online do console, o Xbox Live. Ao contrário de outros como o Wii, da Nintendo, ele não requer o uso de nenhum tipo aparelho ou dispositivos adicionais para identificar o movimento do jogador. 

Nos últimos dias, diversos desenvolvedores já conseguiram "hackear" o Kinect, que já foi utilizado até como controle de um sistema emulador do Nintendinho

 

No Brasil

O Kinect começou a ser vendido no Brasil no dia 18 deste mês. O preço é de 599 reais, com o jogo Kinect Adventures incluso.

Estão disponíveis quatro jogos: além do Kinect Adventures, Kinectimals, Kinect Joy Ride e Kinect Sports. Cada um custa 149 reais. 

No mercado norte-americano, o Kinect já conta com 15 games desenvolvidos. Segundo Guilherme Camargo, gerente de Xbox 360 na Microsoft Brasil, a expectativa é que o número de games disponíveis para o Kinect no Brasil chegue a 12 até o final de dezembro deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail