Home > Notícias

Kit de desenvolvimento do iPhone OS 3.0 tem novidades em mapas e vídeos

Novo SDK permitirá alertas de programas não abertos, novo uso do Google Maps e conexão entre celulares

Redação do IDG Now!

17/03/2009 às 14h46

Foto:

A Apple anunciou nesta terça-feira (17/03) as novidades do kit de desenvolvimento (da sigla em inglês, SDK) para o iPhone OS 3.0, terceira versão do sistema do seu celular.

O novo SDK contará com mais de mil APIs que permitirão que desenvolveres criem sobre novidades, como conexões P2P entre aparelhos, novos mapas e notificações push.

O vice-presidente sênior de software para iPhone, Scott Forstall, abriu a coletiva da Apple anunciando que a App Store agora contará com assinaturas de aplicativos, além da compra de itens dentro do próprio software.

Outra novidade do iPhone OS 3.0 é a capacidade de iPhones ou iPod touchs se conectarem entre si, o que permitirá que estúdios criem games para que usuários joguem entre si por Wi-Fi ou Bluetooth.

A Apple também se reuniu com o Google para criar uma nova API do Google Maps, que poderá ser integrada dentro dos aplicativos - anteriormente, um programa levava o usuário ao aplicativo do Maps.

O iPhone OS 3.0 também terá a integração de alertas push, estratégia da Apple para tentar diminuir as críticas pela incapacidade do celular rodar aplicativos no background.

Pelo novo sistema push, aplicativos que não estejam rodando "sozinhos" na tela poderão notificar o usuário sobre alterações, como é o caso de um mensageiro instantâneo, explicou Forstall.

Em demonstrações feitas no evento, a Electronic Arts mostrou como já vem desenvolvendo uma versão do "The Sims" para iPhone e iPod touch que, aproveitando o novo SDK, permitirá a compra de itens para os personagens direto do game.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail