Home > Notícias

Konica Minolta demonstra comunicador “vestível” no Japão

Protótipo apresentado na Ceatec conta com tela translúcida na frente dos olhos, câmera na testa e comunicação 802.11g.

IDG News Service/Japão

01/10/2008 às 9h19

Foto:

A Konica Minolta apresentou durante a feira Ceatec, no Japão, um protótipo de comunicador "vestível" que envia e recebe áudio e vídeo por uma rede sem fio.

O aparelho é uma versão atualizada do protótipo que a companhia vem apresentando na mesma feira há alguns anos.

O aparelho conta com um painel translúcido à frente do olho que projeta imagens e vídeos transmitidas em uma janela dentro do campo de visão do usuário.

Logo acima do painel há uma câmera que envia vídeos do que o usuário estiver olhando. Um microfone e um fone acrescentam comunicação ao sistema.

A comunicação com o aparelho acontece por meio de uma caixa carregada no bolso da jaqueta que funciona em redes 802.11g.

Pela rede, o gadget usa o protocolo SIP para vídeo e  áudio, que usam os codecs MPEG4 e G.711, respectivamente.

A companhia prevê que o aparelho poderá ser usado para aplicações de orientação remota onde instrutores enviarão vídeos ou imagens que se projetarão na frente do olho do estudante.

Um estudante de engenharia, por exemplo, poderá ver como uma máquina fica ao ser desmontada e o instrutor poderia analisar se a montagem do equipamento segue a ordem correta.

A Konica Minolta vem trabalhando no aparelho por sete anos, mas o desenvolvimento continua. A empresa separou um time que vem trabalhando em um display maior e com maior ângulo de visão.

Não existe ainda algum plano para comercialização do aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail