Home > Notícias

LaCie anuncia o HD externo mais rápido do mundo

Portátil e voltado à produção de vídeo em 4K, Little Big Disk Thunderbolt 2 pode transferir dados a até 1,3 Gigabytes por segundo.

Lucas Mearian, Computerworld EUA

12/03/2014 às 12h43

Foto:

A LaCie anunciou nesta quarta-feira o lançamento do HD externo mais rápido disponível para o consumidor, o Little Big Disk Thunderbolt 2, equipado com uma interface Thunderbolt 2 e duas unidades SSD PCIe de segunda geração.

Com a taxa máxima de transferência de dados de 20 Gbps do barramento Thunderbolt 2 e os dois SSDs internos configurados em RAID 0, o Little Big Disk Thunderbolt 2 tem velocidade de leitura de até 1.375 MB (cerca de 1,3 GB) por segundo.

O Little Big Disk Thunderbolt 2 tem 4 cm de largura, 8,4 cm de largura e 14 cm de profundidade, e pesa 635 gramas. O preço sugerido é de US$ 1.299 pelo modelo com 2 SSDs de 500 GB, numa capacidade total de 1 TB. O acessório é compatível com Macs rodando o OS X 10.8.5 (Mountain Lion) ou mais recente.

O padrão Thunderbolt permite que aparelhos sejam conectados uns aos outros, tornando possível que múltiplos dispositivos usem uma única porta no computador sem a necessidade de um HUB. O Little Big Disk Thunderbolt 2 vem com duas portas Thunderbolt 2, e até cinco outros Little Big Disk Thunderbolt 2 podem ser conectados e ele, além de um monitor 4K, com tudo isso ligado a um computador com um único cabo.

“Com estes avanços, os profissionais finalmente tem uma solução realmente portátil para edição de vídeo em 4K em campo”, disse a LaCie. Segundo a empresa, ao conectar múltiplos discos em paralelo a um Mac Pro, atualmente a máquina mais poderosa da Apple, é possível conseguir taxas de transferência de até 2.600 MB (cerca de 2,5 GB) por segundo.

De acordo com a LaCie seu novo disco pode transferir dados até 10 vezes mais rápido que qualquer disco externo com uma interface USB 3.0. Por exemplo, é possível transferir 300 GB de vídeo em Ultra Alta Definição (UHD. ou 4K) em menos de três minutos.

Os SSDs internos são naturalmente silenciosos, e a LaCie aperfeiçoou o design interno do disco para ao mesmo tempo melhorar o desempenho na refrigeração e reduzir o ruído. O chassis em alumínio ajuda na dissipação do calor, e uma ventoinha interna tem sua velocidade de rotação ajustada de acordo com a temperatura.

“Isso significa que a ventoinha só é ligada quando necessário, e quando isso acontece ela produz praticamente nenhum ruído”, diz a empresa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail