Home > Notícias

Lançada a primeira versão beta do Ubuntu 13.04 “Raring Ringtail”

Sistema adotou um ciclo de desenvolvimento diferente das versões anteriores. Versão final deve ser lançada em Abril deste ano

Katherine Noyes, PCWorld EUA

19/03/2013 às 12h46

Foto:

Fãs do Ubuntu devem se lembrar de que o ciclo de desenvolvimento da próxima versão (13.04) é um pouco diferente do passado, como explicado por Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, em Outubro passado. Não só há uma nova abordagem mais “secreta” quanto a alguns projetos, como também há menos “milestones”, marcos no processo de desenvolvimento, sendo lançadas. 

Quando o Ubuntu 13.04 “Raring Ringtail” chegou ao estágio alfa no final do ano passado, não ouve uma “versão alfa” oficial da distribuição oficial. Apenas de variantes como o Edubuntu ou Kubuntu. Nesta semana o software chegou ao estágio “beta 1” seguindo o mesmo padrão: apenas as variantes do sistema como o Edubuntu, Kubuntu, Lubuntu, UbuntuKylin, Ubuntu Cloud, Ubuntu Studio e Xubuntu tem uma “versão beta” disponível para download.

“Teste de cadência”

“No final do ciclo de desenvolvimento da versão 12.10, a equipe de desenvolvimento das versões desktop e servidor decidiu reduzir o número de “milestones” no futuro e concentrar seu foco em qualidade diária e testes contínuos do software, em um processo conhecido como teste de cadência”, explicou o desenvolvedor Stéphane Graber no anúncio do novo beta nesta terça-feira.

Baseado nesta mudança, o primeiro “milestone” na versão principal do Ubuntu será o beta final no início de Abril. Quem estiver interessado em ver o que está acontecendo com o software enquanto isso pode usar as versões “daily”, compiladas diariamente e disponíveis no site oficial do sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail