Laptop estudantil da OLPC terá Windows e Linux pré-instalados

Microsoft e ONG fundada por Nicholas Negroponte confirmam intenção de oferecer portáteis dual-boot com versão do XP.

https://pcworld.com.br/laptop-estudantil-da-olpc-tera-windows-e-linux-pre-instalados/
Clique para copiar

A ONG One Laptop per Child e a Microsoft planejam tornar tanto o Linux como o Windows disponíveis no laptop XO, confirmaram ambas as companhias nesta quinta-feira (15/05).

A aliança pretende começar a entregar um XO com dual-boot em agosto ou setembro tanto com o sistema operacional próprio Sugar como uma versão para estudantes do Windows XP, segundo o representante da OLPC, Kyle Austin.

> Um teste com o XO

> Mais impressões sobre o XO, o laptop da OLPC

O fundador da OLPC, Nicholas Negroponte, se referiu no passado ao dual-boot no XO, mas este é o primeiro anúncio oficial a respeito da integração de ambos os sistemas no aparelho conhecido como “laptop de 100 dólares”.

A integração do Windows dará a clientes mais escolha de sistema operacional e permitirá a instalação e uso de ferramentas educacionais para Windows, afirmaram ambas. Clientes e parceiros de todo o mundo pediram à OLPC pelo Windows, continuaram.

Austin afirmou que o dual-boot terá o Sugar e o Student Innovation Suite, pacote da Microsoft ofertado pela Microsoft no ano passado. O fundador da companhia, Bill Gates, afirmou que o pacote incluiria uma versão dos softwares Windows XP, Office Home and Student 2007, Math 3.0, Learning Essentials 2.0 e Windows Live Mail.

Testes com os laptops com Windows começarão em junho em determinados países. Durante os testes, o Windows ficará armazenado em um cartão SD, segundo Austin, mas, quando a máquina for finalizada, o sistema estará no disco rígido.

A OLPC está trabalhando com desenvolvedores para que a interface do Sugar esteja sobre o Windows, mas o sistema com dual-boot usará a interface do Windows do pacote Student Innovation Suite, afirmou Austin.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site