Home > Notícias

Last.fm leva algoritmo de sugestão musical para MP3s no HD do usuário

Boffin registra canções no disco rígido do usuário e oferece nuvem de tags para criação local de rádios personalizadas.

Redação do IDG Now!

11/03/2009 às 16h49

Foto:

O Last.fm revelou um software baseado na tecnologia usada no seu serviço de recomendação musical que funciona diretamente nas canções armazenadas no disco rígido do usuário. O Boffin rastreia as músicas digitais do usuário e aplica sobre cada uma delas as classificações definidas pelos usuários nos perfis dos artistas da rede social.

Após alguns minutos, o programa mostra uma nuvem de tags com as principais tags cadastradas no serviço que têm relação com a audioteca do usuário.

A partir dessa nuvem, o usuário pode escolher diferentes estilos musicais ou artistas e montar uma rádio sem navegar diretamente na sua coleção de MP3s.

O serviço esclarece que, para que as músicas no HD do usuário sejam classificadas a partir do banco de dados de tag montado pelos usuários, o Boffin envia informações para os servidores do Last.fm.

"Agora, tendo dito isto, não armazenamos qualquer dados, [já que o Boffin] é meramente um serviço que registra as faixas enviadas e entrega de volta uma grande lista de tags para que a nuvem seja criada", esclarece o serviço. O Boffin está disponível para testes tanto para usuários de Windows quanto de Mac.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail