Home > Notícias

LCD: Acordo faz Sharp e Samsung desistirem de disputa por patentes

Inbróglio sobre painéis e patentes de módulos se arrastava por quase três anos; empresas não divulgarem detalhes do acordo.

Martyn Williams, do IDG News Service

08/02/2010 às 11h54

Foto:

A Sharp e a Samsung deixaram de lado quase três anos de batalhas sobre painéis LCD e patentes de módulos com um acordo que acaba com as disputas de quebra de patentes, anunciaram as empresas nesta segunda-feira (8/2), embora não tenham dado detalhes do negócio.

“Temos um acordo e podemos dizer que as condições serão a favor da Sharp”, disse um representante da empresa, Miyuki Nakayama.

As duas empresas começaram a brigar por patentes em agosto de 2010, quando a Sharp entrou com um processo alegando que módulos LCD da Samsung e TVs, monitores e celulares com a tecnologia infringiam cinco patentes nos Estados Unidos.

A Sharp expandiu o processo para a Coréia do Sul em dezembro do mesmo ano, fazendo a Samsung contra-acar com ações no Japão e Estados Unidos. A batalha chegou na Europa e na Comissão de Comércio dos Estados Unidos.

Em dezembro, a Corte afirmou que a Samsung infringiu patentes da Sharp e ordenou a paralisação das importações dos produtos, enquanto em janeiro alguns produtos da empresa também foram bloqueados nos Estados Unidos, segundo Nakayama.

Uma parte do acordo inclui o cruzamento de patentes que permite às empresas usarem as tecnologias em seus produtos. O setor de telas flat é muito competitivo e Sharp e Samsung são líderes do mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail