Home > Notícias

Lenovo apresenta Smart TV com comando de voz e Android 4.0

O televisor 3D terá CPU Qualcomm 8060 dual-core, 8 GB de armazenamento interno, câmera de 5 megapixels para videoconferência e recursos de controle para pais.

IDG News Service

09/01/2012 às 10h34

Foto:

A Lenovo anunciou na CES que a primeira Smart TV da empresa terá recurso de comando de voz e rodará aplicativos desenvolvidos para o sistema móvel Android 4.0, saindo à frente da Apple, que, segundo rumores, deve entrar no mercado de televisores inteligentes.

A Smart TV K91 terá a funcionalidade tradicional de televisões, controle de voz e capacidade de jogar games com a qualidade de consoles, disse Nick Reynolds, diretor da Lenovo.

“Isso permite que o usuário diga ao controle remoto o que ele quer fazer, como acessar os milhares de aplicativos disponíveis para o Android 4.0, ou o serviço de nuvem LenovoCloud, para baixar atualizações e também acessar conteúdos multimídia pessoais ou interagir em redes sociais”, afirmou Reynolds.

A especulação sobre o lançamento de TVs da Apple ganhou força depois que rumores surgidos a partir da biografia do ex-CEO e fundador da companhia Steve Jobs, que diz que a empresa estava considerando a ideia de criar um aparelho de televisão integrado que poderia sincronizar com outros dispositivos e com o serviço de computação em nuvem da empresa, o iCloud.

A maior parte dos analistas apoiam a teoria do lançamento iminente de uma TV produzida pela Apple, mas para alguns ainda restam dúvidas. A Apple já oferece a Apple TV para transmitir filmes e outros conteúdos via streaming.

A nova TV da Lenovo, que tem capacidade 3D livre de cintilação, será exibida esta semana na feira de eletrônicos de consumo CES 2012, em Las Vegas, EUA.

SmartTV Lenovo

A TV terá acesso a provadoras de conteúdo via streaming, como o Netflix.
Empresas como a Samsung e a LG também já têm focado em Smart TVs que podem executar aplicativos, como jogos, e se conectar a serviços de transmissão via streaming, como o Netflix. Mas a Lenovo quer se diferenciar com o Android 4.0, o processamento de linguagem natural e tecnologia de reconhecimento de voz.

"Como uma nova empresa no altamente competitivo mercado de TVs, é muito importante para a Lenovo oferecer uma diferenciação significativa logo no começo. Por isso, o K91 foi concebido como um produto premium," disse  Reynolds em uma teleconferência.

Inicialmente, o aparelho será lançado no fim do primeiro trimestre na China, mercado interno da Lenovo, onde costuma lançar primeiramente seus produtos, como laptops, tablets e smartphones.

"Este é um segmento novo para nós e continuaremos a buscar oportunidades de expansão internacional", informou Reynolds.

O aparelho de TV terá um painel IPS (que melhora o desempenho ao reproduzir imagens em movimento, diminuindo o tempo de resposta e aumentando o ângulo de visão) com displays LED 3D de 42 polegadas e 55 polegadas. O televisor terá capacidade SRS TruSurround, uma câmera de 5 megapixels para videoconferência e recursos de controle para pais.

O K91 traz uma CPU Qualcomm 8060 dual-core funcionando a 1,5 GHZ, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. A Lenovo vê aTV como o centro de entretenimento doméstico com a capacidade de conectar e trocar dados com smartphones e tablets, embora a empresa não tenha fornecido mais detalhes.

A Lenovo também está lançando o A30 Internet TV, que oferece acesso a conteúdo televisivo e games baseados na nuvem, karaokê e conteúdo de outros serviços. A caixa é alimentada por um processador Via Nano rodando a 1,2 GHz, e é compatível com diversos formatos de áudio e vídeo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail