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Lenovo inicia venda de notebooks para consumidor final no Brasil

Fabricados no País, foram lançados o netbook S10 e dois notebooks, G530 e o Y430. Todos serão vendidos diretamente no varejo.

Nando Rodrigues, editor-executivo da PC WORLD

19/05/2009 às 12h34

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Embora as vendas já tenham começado no dia 5 de maio, a Lenovo oficializou na manhã desta terça-feira (19/3) a sua entrada no mercado nacional de notebooks e netbooks da linha IdeaPad, voltada para o consumidor final. A novidade veio com um atraso de cinco meses, segundo os planos os planos originais da empresa.

Com fabricação local, foram anunciados três equipamentos. O netbook S10, com apenas uma configuração no modelo 4231HFP, vem com processador Intel Atom N260 de 1,6GHz, 1 GB de memória RAM DDR2, tela wide de 10,1 polegadas com webcam de 1,3MP integrada, HD de 160 GB, leitor de cartões de memória 4x1, acesso Wi-Fi e Bluetooth integrados, além de Windows XP Home instalado. Com apenas 1,2 kg de peso (já com bateria de três células), o S10 tem preço sugerido de 1.799 reais.

O segundo equipamento lançado é o notebook G530, com tela wide de 15,4 polegadas com webcam de 1,3MP e microfone integrados. Em sua configuração mais básica (chip Intel Celeron T1600 de 1,66GHz, 1 GB de memória RAM DDR2, HD de 160GB, uma saída HDMI, gravador de DVDs, acesso WiFi e Bluetooth integrados e Windows Vista Home Basic instalado) to modelo em preço sugerido a partir de 1.799 reais.

A Lenovo apresentou ainda o notebook Y430 (tela wide de 14,1 polegadas com webcam de 1,3MP integrada) com preço sugerido a partir de 2.599 reais. Em sua configuração básica, o Y430 vem com processador Intel Pentium T3400 de 2,16GHz, 2GB de memória RAM DD3, HD de 160GB, gravador de DVDs, rede sem fio e Bluetooth integrados, saída HDMI e Windows Vista Home Basic instalado.

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Netbook S10, ao lado dos notebooks G530 e Y420,
marcam a estreia da Lenovo no mercado de varejo

Todos os equipamentos oferecem os recurso One Key Rescue, que proporciona recuperação automática do sistema em caso de panes com o toque de apenas um botão, e o VeriFace, que utiliza o reconhecimento de face como método adicional de segurança de acesso ao equipamento.

Segundo Tadeu Testa, diretor da Lenovo para produtos de varejo, a empresa deve estar presente nas grandes lojas varejistas de todo o Brasil nas próximas semanas. “Por uma questão de logística e de distribuição, as vendas começaram pela rede Fnac, mas isso será ampliado em breve”, diz o executivo, que evitou citar os nomes dos demais parceiros. “Mas para conquistarmos a liderança no segmento de varejo até 2011, com certeza devemos estar presentes em redes como o Extra", completou.

Quando o X300 foi lançado no Brasil em 2008,  a Lenovo já dava sinais de que negociava, além do Extra, também com o Submarino e o Ponto Frio. Este último, aliás, anunciou recentemente uma parceria com a Positivo Informática e a Microsoft na área de tecnologia para atender o mercado de pequenas e médias empresas.

A Lenovo não tem planos de vender diretamente pela internet, como faz hoje a Dell. Mas Testa informa que no início de junho entra no ar um blog e um assistente (no site da empresa) que têm por objetivo orientar os consumidores finais na escolha do melhor equipamento para suas necessidades.

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