Home > Notícias

Lentidão no sistema online de IPVA faz usuários perdem parcelamento

Picos de demanda na segunda-feira (11/1) elevaram tempo de resposta dos servidores, informa Secretaria da Fazenda de São Paulo.

Redação do IDG Now!

12/01/2010 às 10h32

Foto:

O sistema online de pagamento de IPVA apresentou na segunda-feira (11/1) lentidão em certos horários e instituições bancárias devido a concentração de pagamentos em alguns períodos do dia.

Segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, os picos de demanda provocaram, em alguns casos, maior tempo de resposta dos servidores da Prodesp e espera para a geração de comprovante de pagamento nos guichês e terminais de auto-atendimento.

Em casos como este, as instituições bancárias estão autorizadas a utilizar sistema de contingência, que possibilita o recolhimento do IPVA, mesmo que ocorra instabilidade na comunicação entre seus sistemas operacionais.

O contribuinte que não conseguiu efetuar o pagamento com o desconto de 3% poderá ainda fazê-lo até o dia 21/1 e garantir o benefício. "Para isso, basta antecipar o licenciamento do veículo, quitando o IPVA e os demais débitos, como seguro obrigatório DPVAT, taxa para emissão do documento de licenciamento e multas. O proprietário do veículo poderá também efetuar o pagamento integral do imposto no mês de fevereiro, sem o desconto", informa a secretaria.

Os proprietários de veículos com placas final 2, que não conseguiram efetuar o pagamento do IPVA  ontem, ficaram sem opção de parcelar o imposto em três vezes. A secretaria ainda não definiu se ampliará o prazo para parcelamento a estes contribuintes. Após a data de 21/1, o usuário pode pagar a parcela única do IPVA, sem desconto, até o dia 11 de fevereiro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail