Home > Dicas

Leve o computador no bolso sem precisar carregar seu notebook

Com o dispositivo adequado e as dicas certas pode-se ter à mão um PC personalizado sem ter de carregar o portátil pra todo lado.

Scott Dunn, da PC WORLD / EUA

21/07/2008 às 10h41

pendrive_generico_150.jpg
Foto:

pendrive_generico_150O notebook é um equipamento útil, mas dependendo do modelo que você tem, carregá-lo para todo lugar pode se tornar uma tarefa incômoda, por conta do peso, ou até mesmo arriscada, pela questão da segurança.

Mas há uma solução que cabe direitinho em seu bolso: o onipresente flash drive USB (também conhecido como pendrive).

Com o dispositivo e softwares corretos, você pode plugar esse acessório em um computador dentro de um cibercafé, lan house, hotel ou qualquer outro lugar e ter acesso a todas as ferramentas e arquivos que você necessita para o seu trabalho, personalizando imediatamente a máquina a ser utilizada.

Claro que você pode usar aplicativos online como Google Docs ou Zoho Office, mas um flash drive permite que o usuário carregue uma quantidade maior de utilitários.

Escolha o hardware certo
Para começar, você precisa de um bom flash drive. Considere as seguintes dicas antes de comprar o seu:

Adquira um drive rápido na leitura – quanto mais rápido for seu pendrive, mais programas irão rodar facilmente.

Quando for comprar, observe as especificações e procure pela taxa de leitura de 15 megabits por segundo (em megabytes por sengundo, 1,9 MBps) ou mais. Se você já tem um flash drive, pode verificar sua velocidade com um utilitário gratuito como o HD Tech para Windows.

Prefira modelos 2.0 – Um pendrive com interface USB 2.0 tem desempenho muito melhor do que um USB 1.x. Tenha certeza de que o modelo que você escolher tenha especificado USB 2.0.

Com ou sem U3? – Alguns pendrives (especialmente os da SanDisk) levam o rótulo U3 e podem guardar aplicações que utilizam um formato específico para drives USB.

++++

Esses drives geralmente acompanham um programa de inicialização, chamado LaunchPad, e outros programas. Caso não tenham, levam você a uma página da internet para baixar e instalar.

A SanDisk afirma que apenas programas compatíveis com esse padrão rodam em tal drive. Mas não tive problemas em executar software para U3 e também não compatíveis com esse formato, ao mesmo tempo e no mesmo dispositivo (mas não espere que suas aplicações não compatíveis apareçam no menu Iniciar do U3).

Com tantas aplicações portáteis disponíveis a partir de várias fontes gratuitas, você não necessariamente precisa de um drive equipado com U3.

Se já possui um, também pode desfrutar do recurso LaunchPad e seus diversos aplicativos,ou até mesmo encontrar utilitários para remover esse software de drives U3 da SanDisk e de drives que não são da SanDisk.

E se você mudar de idéia sobre essa remoção, a SanDisk também tem uma ferramenta gratuita para recuperar o software.

Tenha os melhores aplicativos
Uma vez com o flash drive de sua escolha, é hora de focar nas ferramentas que você precisará quando estiver longe do seu desktop ou notebook.

O termo software portátil geralmente se refere a aplicações que podem ser executadas a partir de uma única pasta (geralmente dentro de um dispositivo removível) sem adicionar qualquer arquivo ou entradas de registro no sistema host.

Embora essa ação deixe de lado “monstros” como Microsoft Office e a Creative Suite, da Adobe, você ainda pode encontrar muitos programas úteis que se enquadram nos requerimentos de portabilidade.

Se deseja um pacote com todas as ferramentas básicas incluídas – planilhas, editor de texto, programa para gráficos – pode escolher as suítes portáteis gratuitas. Uma coleção excelente é o PortableApps, que vem em dois tamanhos: 260 MB, a Standard, e 105 MB, a Lite, ambos disponíveis para download.

++++

A versão padrão possui um modo portátil do OpenOffice Suite, enquanto a versão Lite utiliza o AbiWord como editor de texto.

Ambas as versões possuem programa antivírus, um navegador de web (Mozilla Firefox), programa de mensagens instantâneas (Gaim), game Sudoku, calendário, gerenciador de tarefas (Mozilla Sunbird) e programa de e-mail (Mozilla Thunderbird).

Você pode encontrar outro pacote gratuito em winPenPack (www.winpenpack.com). Esta suíte possui mais “sabores” do que o PortableApps (Essential, 1GB, Escola, Games e Web) e você ainda tem a opção de criar a sua versão, pois permite baixar aplicações individuais.

As ofertas caem numa vasta gama de categorias, como escritório, internet, gráficos, multimídia, segurança, sistema e utilitários.

Executar suas aplicações portáteis ficará mais fácil com um inicializador de menu. Você encontrará um no flash drive U3, bem como no PortableApps e no winPenPack.

Em cada caso, um ícone aparecerá na bandeja da barra de tarefa (a área de ícones perto do relógio); clique nele para ver um menu Iniciar, que lista as aplicações existentes em seu flash drive.

Nos testes realizados, mostrou-se mais fácil de personalizar o aplicativo do winPenPack. É possível baixar o inicializador do winPenPack separadamente.  Você ainda pode testar outro aplicativo gratuito, o PStart, da Pegtop Software. 

Algumas vezes é possível descobrir uma versão portátil de seu programa favorito apenas digitando em seu site de busca predileto o nome do aplicativo seguido da palavra portable (portátil).

Outros bons lugares para procurar incluem sites como o Portable Freeware e a seção programas gratuitos portáteis do site Absolutely Free Software.

Outro endereço onde você pode encontrar uma seção portátil é o Snapfiles.com. E finalmente, tente digitar a palavra portable na busca de sua página favorita de downloads.

Fique esperto
Quando você carrega consigo arquivos do trabalho no flash drive ou os armazena online, precisa tomar precauções para proteger esses arquivos e seu computador de invasões.

Portanto, tenha em mente os seguintes passos para a manutenção de sua segurança:

++++

Faça uma verificação – Já que usar seu drive USB em um computador desconhecido pode expor o pendrive a riscos, tenha certeza de instalar anti-spyware e antivírus como parte do seu pacote de aplicações portáteis.

Como precaução extra, faça uma verificação no flash drive em seu computador quando voltar para casa, para ter certeza de que nenhum malware foi instalado.

Use o bom senso – Como PCs públicos podem ter keyloggers que gravam suas senhas, saiba que a computação portátil nunca será 100% segura. Por isso, evite transações com o cartão de crédito ou de internet banking quando usar seu sistema portátil em outra máquina.

Proteger é preciso – Se você está trabalhando com documentos importantes, deve mantê-los criptografados enquanto estiverem em seu flash drive (afinal, você pode perdê-lo).

A ferramenta open source TrueCrypt e o programa gratuito de armazenamento IZArc2Go, por exemplo, possuem recursos de codificação que rodam em um pendrive.

Na maioria dos casos, você terá de copiar os documentos para fora da pasta criptografada antes de trabalhar com eles, e então copiá-los de volta quando tiver terminado. Para aprimorar a segurança, use um aplicativo para destruir as cópias.

O CyberShredder e o UltraShredder são dois utilitários portáteis gratuitos que realizam esse serviço.

Faça backup dos arquivos portáteis – Como esses dispositivos são pequenos e é fácil de serem perdidos, fazer um backup do seu “desktop de bolso” é mais importante até do que criar backups para o seu sistema principal.

As aplicações são bem menores e o processo de cópia de segurança é rápido. Os pacotes anteriormente mencionados possuem utilitário de backup. Claro que você não necessita exatamente de um software desses.

É possível usar o Windows Explorer apenas para arrastar e guardar o conteúdo do seu flash drive em um disco de backup. O importante é fazer isso com freqüência.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail