Home > Notícias

LG lança solução para virtualização de computadores

Novo equipamento da marca permite conectar até 11 usuários em um único PC, compartilhando recursos de hardware e executando atividades independentes.

René Ribeiro, da PC WORLD

19/11/2009 às 16h19

Foto:

A LG Eletronics apresentou uma solução de virtualização de computadores direcionada para pequenas e médias empresas. Com ela, é possível conectar até 11 usuários em um único computador, no qual compartilham recursos de hardware, mas executam atividades independentes. Os usuários gravam dados diretamente no HD do PC compartilhado ou então no servidor.

A solução foi desenvolvida em parceria com a Ncomputing, responsável pela placa que vai instalada no PC e também pelo desenvolvimento do software de controle. A LG entra com o Network Monitor, que é um monitor de LCD, com conexões para teclado, mouse e rede, além dos alto-falantes embutidos.

Verificamos que a solução é muito simples de ser implementada. Basta ter um desktop com processador de dois núcleos, com 3 GHz e 2 GB de memória. A placa é instalada em um slot PCI e nela há cinco conectores padrão RJ45, usados em rede Ethernet. Nelas são conectados o monitor da LG e depois é instalado o software que faz todo o gerenciamento dos usuários.

lg_virt.jpg

A solução suporta até 11 usuários, pois é possível instalar duas placas (10 usuários) mais a saída de vídeo do próprio desktop. Nesse caso, a configuração recomendada é de um PC equipado com processador quad core com 2,66 GHz e 4 GB de memória. Segundo a gerente de produto da LG, Ada Noriega, o sistema funciona com qualquer versão do Windows, mas é recomendado que se use a versão Server, a partir da 2003, por causa das licenças de usuário. Dessa forma, não é preciso comprar uma licença de sistema por estação. No entanto, a solução funciona com Linux também.

Os principais benefícios da solução são os cortes em despesas, sem prejudicar o desempenho das atividades dos funcionários. Ada informou que na configuração com cinco monitores e apenas um desktop, o consumo de energia será 50% menor, no mínimo, quando comparado com o sistema tradicional de um computador para cada usuário.

A infra-estrutura também ganha na economia, pois a manutenção e gerenciamento é reduzida para um PC, em vez de seis PCs diferentes. O preço sugerido para a solução de cinco monitores, uma placa PCI e o software é de 4.238 reais (700 reais cada monitor e 738 reais da placa de virtualização mais o software). Cada monitor acompanha o cabo de rede blindado (com seis metros) necessário para conexão. A solução já está disponível pelos canais que comercializam produtos da LG Eletronics.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail