Home > Notícias

LHC, a máquina que vai recriar o Big Bang, começa a ser testada

O maior acelerador de partículas do mundo disparou um feixe de prótons por um túnel de 27 quilômetros nesta quarta-feira (10/09).

Redação do IDG Now!

10/09/2008 às 8h40

Foto:

O maior acelerador de partículas do mundo completou seu primeiro grande teste nesta quarta-feira (10/09), disparando um feixe de prótons por um túnel de 27 quilômetros, informou a Agência Associated Press.

Segundo a AP, depois de uma série de testes, dois pontos brancos apareceram na tela do computador, indicando que os prótons viajaram toda a distância do túnel.

A máquina, que custou 3,8 bilhões de dólares, deve ajudar os cientistas a compreender a criação do universo, recriando em laboratório as condições do Big Bang.

Batizado de Large Hadron Collider (LHC), o acelerador tem o formato de um anel de 27 quilômetros de circunferência está enterrado a 150 metros de profundidade na fronteira entre a Suíça e a França. São dezenas de milhares de toneladas de dispositivos ultra-sofisticados.

Veja também:
> Como funciona o acelerador de partículas
> Fotos da maior máquina do planeta

O projeto envolve mais de 500 instituições entre universidades, laboratórios e centros de pesquisa de 50 países, num total de cinco mil cientistas e engenheiros. A organização, projeto e construção do LHC estão todos a cargo do Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail