Home > Notícias

Linha do tempo: acompanhe toda a batalha entre HD DVD e Blu-Ray

Do desenvolvimento dos protótipos à chega dos players no mercado, culminando nas parcerias que apontaram o padrão da Sony como vencedor.

Por IDG News Service/EUA

18/02/2008 às 19h25

Foto:

Prestes a ser encerrada, a batalha dos padrões de alta definição entre o HD DVD, da Toshiba, e o Blu-Ray, da Sony, teve seu começo em 2000, quando as duas companhias começaram a experimentar novos produtos usando sistemas de leitura e gravação com laser azul.

Como o tamanho da onda do laser azul é menor que o da onda vermelha usada nos DVDs, um espaço físico do mesmo tamanho dos populares discos pode ser usado para gravar mais bits com dados informações.

Outros destaques da PC World:
> Conheça os 10 produtos mais feios de tecnologia
> Veja 29 produtos dos sonhos
> Saiba como comprar uma filmadora digital

Este espaço extra é usado para armazenar conteúdo de vídeo em alta definição e novas ferramentas no material que começaram a ser comercializados na época, ainda sem nenhuma relação com os dois formatos nascentes.

Mas o que começou em 2000 como pesquisas tecnológicas se transformou em uma batalha entre duas das maiores companhias de eletrônicos no mundo, que perfilaram estúdios que apoiavam cada um dos formatos, deixando os consumidores no meio da guerra.

O IDG Now! compilou uma linha do tempo que cobre desde os primeiros protótipos tanto do Blu-Ray como HD DVD às parcerias finais fechadas pela Sony que deverão determinar a vitória do seu padrão sobre a tecnologia da Toshiba.

++++
2000
5 de outubro - Sony e Pioneer revelam o DVR Blue durante a feira Ceatec, no Japão. O formato seria usado como base para disco de primeira geração do Blu-Ray BD-RE.

1º de novembro - A Sony anuncia o desenvolvimento do Ultra Density Optical (UDO), formato de disco óptico proposto para substituir discos óptico-magnéticos.

Outros destaques da PC World:
> Os 25 dias que muduram tudo no mundo da tecnologia
> Vídeo: como turbinar o PC com duas placas de vídeo
> Mobiliário pra lá de estranho; veja a galeria

2002
19 de fevereiro - Liderada pela Sony, nove das maiores companhias de eletrônicos do mundo revelam planos para o desenvolvimento do formato Blu-Ray Disc.

29 de agosto - Toshiba e NEC propõem ao DVD Forum o formato de disco óptico de próxima geração que viria a ser o HD DVD.

1º de outubro - Protótipos de ambos os formatos são revelados na Ceatec. Sony, Panasonic, Sharp, Pioneer e JVC mostram protótipos de gravadores de Blu-ray, enquanto a Toshiba apresenta um protótipo de player sob o nome Advanced Optical Disc (AOD).

2003
13 de fevereiro - O licenciamento para produtos Blu-ray começa. Fabricantes de players pagam até 20 mil dólares para licenciar o padrão, enquanto o sistema de proteção de conteúdo cobra uma licença anual de 120 mil dólares, com adicional de 10 centavos de dólar por tocador. Fabricantes de mídia pagam 8 mil dólares anualmente e 2 centavos de dólar por disco com o sistema de proteção.

7 de abril - A Sony anuncia seu formato baseado no Blu-ray Professional Disco para aplicativos de armazenamento de dados.

10 de abril - A Sony coloca à venda no Japão o primeiro gravador de Blu-ray, o BDZ-S77, que tem 23 GB no padrão BD-RE e custa 3.815 dólares. A máquina da Sony e um modelo posterior da Panasonic não têm suporte para filmes gravados anteriormente e se provam um primeiro passo bastante caro para vídeos de próxima geração.

28 de maior - A Mitsubishi Electric entra no grupo Blu-ray Disc.
++++
2004
7 de janeiro - A Toshiba anuncia seu primeiro protótipo de tocador de HD DVD na feira CES, nos Estados Unidos. O players tem retrocompatibilidade com o DVD.

12 de janeiro - HP e Dell suportam o Blu-ray Disc.

10 de junho - A primeira versão comercial do HD DVD-Rom é aprovado pelo DVD Forum.

21 de setembro - A Sony anuncia que o PlayStation 3 usará o Blu-ray Disc.

29 de novembro - Paramount Pictures, Universal Pictures, Warner Bros. Pictures, HBO e New Line Cinema anunciam suporte para o HD DVD.

9 de dezembro - Por seu lado, a Disney afirma que suportará o Blu-ray.

2005
7 de janeiro - Apoiadores de ambos os formatos prometer players e filmes na América do Norte até o fim do ano, algo que nunca se materializou.

24 de março - A possibilidade de um formato integrado aparece quando Ryoji Chubachi, o então presidente da Sony, afirmou: "Ao ouvir as vozes dos clientes, dois formatos rivais é algo frustrante e ainda não desistimos totalmente na possibilidade de integração".

21 de abril - Sony e Toshiba começam discussões sobre a possibilidade de um formato único. As discussões não chegam a lugar nenhum.

18 de agosto - Lions Gate Home Entertainment e Universal Music Group  decidem apoiar o formato Blu-ray.

27 de setembro - As gigantes Microsoft e Intel afirmam que apoiarão o HD DVD.

3 de outubro - A Paramount Home Entertainment diz que oferecerá filmes tanto em HD DVD como em Blu-ray.

16 de dezembro - A HP volta atrás e decide descartar o suporte exclusivo ao Blu-ray para apoiar ambos os formatos.

2006
4 de janeiro - Bill Gates anuncia na CES que a Microsoft oferecerá um drive de HD DVD adicional para o console Xbox 360.

10 de março - Originalmente do lado do Blu-ray, a LG Electronics surpreende a indústria com o anúncio do desenvolvimento de um drive HD DVD.

31 de março - A Toshiba lança o primeiro tocador HD DVD, o HD-XA1, que custa 936 dólares no Japão.

11 de novembro - O PlayStation 3, da Sony, que carrega um drive Blu-ray, começa a ser vendido no Japão.

29 de dezembro - Hackers conseguem quebrar a tecnologia de proteção de cópias AACS tanto no formato HD DVD como no Blu-ray.
++++
2007
7 de janeiro - Em uma jogada inesperada, a LG Eletronics revela um player que suporta ambos os formatos, enquanto a Warner Bros. mostra o protótipo de um disco com camadas tanto de HD DVD como Blu-ray, o que o faz compatível com ambos os padrões.

17 de abril - Vendas dos tocadores HD DVD na América do Norte atingem 100 mil unidades desde o lançamento.

1º de agosto - A Microsoft corta os preços do seu player HD DVD para o Xbox 360 de 199 dólares para 179 dólares e começa a oferecer cinco filmes gratuitos.

20 de agosto - Os estúdios Paramount e Dreamworks Animation largam o Blu-ray em nome do HD DVD.

13 de setembro - A Sony afirma que usará o padrão Blu-ray em todos seus gravadores de vídeo em alta definição no Japão.

1º de Novembro - O preço dos tocadores HD DVD da Toshiba caem 100 dólares quando começa a temporada de Natal norte-americana.

11 de novembro - A Sony começa a vender uma versão mais barata do PlayStation 3.

2008
4 de janeiro - A Warner Bros. solta sua bomba: parará de vender filmes em HD DVD nas próximas semanas, dependendo exclusivamente no Blu-ray. Em resposta, o HD DVD Promotion Group cancela sua coletiva de imprensa na CES 2008. Timidamente, o grupo de apoio ao Blu-ray comemora vitória.

6 de janeiro - Akio Ozaka, chefe da Toshiba America Consumer Products, afirma na CES: "Nós continuamos firmes acreditando que o HD DVD é o padrão mais bem formatado às necessidades dos clientes". Em resposta, o CEO da Sony, Howard Stringer, fez o trocadilho em inglês dizendo que "todos da Sony estavam se sentindo azuis naquele dia".

28 de janeiro - Gartner divulga estudo afirmando que o Blu-ray venceria o rival até o final do ano.

14 de janeiro - A Toshiba corta o preço de players HD DVD com o HD-A3 atingindo preço de varejo de 150 dólares.

11 de fevereiro - NetFlix e BestBuy seguem a Warner Bros. e descartam o HD DVD.

15 de fevereiro - O Wal-Mart, maior revendedor de varejo do mundo, também descartará o HD DVD em junho.

16 de fevereiro - A rede de notícia pública no Japão NHK reporta que a Toshiba parou a produção de tocadores HD DVD. Diversas notícias na mídia internacional confirmam a informação, enquanto o jornal de negócios The Nikkei diz que a Toshiba parou de desenvolver totalmente o formato.

19 de fevereiro - Boatos se confirmam e Toshiba oficializa o fim do desenvolvimento do HD DVD, afirmando que venderá players do padrão até março de 2008.

Outros destaques da PC World:
> Conheça os 10 produtos mais feios de tecnologia
> Veja 29 produtos dos sonhos
> Saiba como comprar uma filmadora digital

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail