Home > Notícias

Linux conquista mais de 1% de marketshare em PCs pela 1ª vez

Medição da Net Applications mostra que as diversas distribuiçôes do sistema aberto teve 1,02% dos sistemas operacionais em abril.

Redação do IDG Now!

04/05/2009 às 11h56

Foto:

O uso do Linux no desktop ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 1% de participação, segundo dados divulgados pela Net Applications nesta sexta-feira (01/05).

Em abril, o conjunto de diferentes distribuições Linux atingiu participação de 1,02%, ficando na terceira posição entre os sistemas operacionais mais usados, segundo a consultoria.

> 6 distribuições de Linux para novatos

A cifra é o melhor resultado alcançado pelo Linux na medição da Net Applications, que usa estatísticas de sites que usam sua ferramenta, além de considerar dados vindos de buscadores.

O Windows viu sua margem cair um pouco mais e atingiu 87,90% do setor - em junho de 2008, a participação do sistema operacional da Microsoft era de 90,84%. O Mac OS, da Apple, aparece na segunda posição, com 9,73%, mantendo sua tendência de aumento - em julho de 2008, o sistema operacional tinha 7,76% do setor.

A marca, só agora reportada pela Net Applications,já havia sido atingida em outras medições. Segundo dados da W3Counter, distribuições de Linux responderam por 2,16% do mercado de sistemas operacionais em abril de 2009.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail