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Lion: Clientes corporativos farão um download para várias licenças

Software, que estará disponível apenas na Mac App Store, terá pacote para a partir de 20 usuários

Computerworld/EUA

21/06/2011 às 15h43

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A Apple divulgou como clientes corporativos e instituições de ensino devem fazer o upgrade para o Lion no próximo mês. De acordo com site TUAW.com, a empresa esclareceu práticas de implantação para o volume de licenças para escolas, universidades e empresas.

Profissionais da área de TI e de educação questionaram a decisão de Apple de distribuir o upgrade para o OS X 10.7 apenas pela Mac App Store, argumentando que demoraria muito para baixar as cópias do Lion em cada máquina.

Depois que a companhia de Cupertino anunciou a disponibilidade a partir do próximo mês  e o preço do produto, alguns usuários afirmaram que o modelo de distribuição do sistema operacional – apenas pela loja virtual – seria um “completo pesadelo”.

A empresa manterá este método para entregar o software para clientes com múltiplas licenças, porém, estes farão o download uma única vez, e irão executar o instalador em cada Mac. Clientes corporativos poderão comprar 20 licenças do Lion no mínimo por 30 dólares cada – o mesmo preço que os consumidores irão paga a partir de julho, enquanto que instituições de ensino poderão adquirir o chamado “Mac Software Collection” (composto pelo Lion e as últimas versões dos pacotes iLife e iWork), que custa 40 dólares a licença, desde o pedido seja de, no mínimo, 25 cópias (mais caro do que era oferecido no Snow Leopard, no qual o preço era de 36 dólares).

Para instalar o Lion em múltiplos Macs, os administradores irão utilizar um único código, fornecido pela Apple, para baixar o sistema operacional da Mac App Store. O instalador resultante pode ser copiado para cada máquina, que irá executar o upgrade completo.

Outra observação da Apple é que os updates do Lion continuarão a ser feitos através do mecanismo da Atualização de Software, substituindo a Mac App Store, que cuida dos updates de outros softwares. Isso elimina a necessidade de cada Mac na rede possuir um Apple ID. A Apple Brasil ainda não se manifestou a respeito de como funcionará e quanto irá custar essa migração no Brasil.

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