Home > Notícias

Lion começa a ser vendido em pendrive

Cópia do sistema operacional da Apple em drive USB sai por 70 dólares, mais que o dobro do cobrado pelo download via Mac App Store

PC World/EUA

16/08/2011 às 15h38

Foto:

Os usuários de Mac sem acesso a uma boa conexão à Internet nos Estados Unidos já podem adquirir o OS X Lion a partir de um pendrive que custa 69 dólares, disponível na loja online da Apple. O drivechega em alguns dias úteis e custa mais do que o dobro do preço para quem faz o download direto do sistema operacional a patir da Mac App Strore (que sai por 30 dólares). 

 Leia mais
Review: Mac OS X Lion agrada, mesmo com mudanças radicais
Comprou um Mac recentemente? Saiba como atualizar para o Lion sem pagar nada

A Apple anunciou em julho, quando o Lion foi disponibilizado aos consumidores, que começaria a vender o software em dispositivos USB para aqueles que estivessem impossibilitados (ou não quisessem) baixar o sistema operacional pela loja online da empresa. 

 O drive flash requer 7 GB de espaço disponível no HD e os requerimentos básicos incluem também um processador Core 2 Duo com 2GB de RAM. A companhia de Cupertino alerta que a instalação a partir do pendrive não dá acesso à ferramenta de Recuperação do Lion, que é integrada ao OS X.

Em vez disso, é necessário utilizar o pendrive que foi comprado para reinstalar o sistema em outros Macs. Esse recurso cria uma partição no disco rígido com uma versão "bootável" do Lion, para que seja possível reinstalar o SO ao segurar as teclas Command+R assim que o Mac é ligado. 

lionpendrive02.jpg
Só nos EUA: pendrive com o Lion sai por 70 dólares

Caso você já tenha baixado e instalado o novo sistema operacional pela Mac App Store, mas deseja ter uma cópia física do software por precaução, é possível baixar o Lion Recovery Disk Assistant gratuitamente; essa ferramenta da Apple, disponibilizada no último dia 10/8, oferece uma maneira fácil de criar um volume externo com uma cópia bootável do Lion. 

A empresa de Steve Jobs afirma que mais de 1 milhão de cópias foram baixadas nas primeiras 24 horas que versão mais nova do OS X foi disponibilizada. A Apple destaca também que foram adicionadas ao Lion mais de 250 novos recursos para melhorar o suporte a gestos multitoque, aplicativos em tela cheia e ferramentas como o Launchpad e o Mission Control. 

 De acordo com a Apple Brasil, o produto, por enquanto, é exclusividade dos Estados Unidos e não há previsão se o pendrive será comercializado por aqui e qual será o preço cobrado. Para ver as 10 principais novidades do OS X Lion, veja o vídeo abaixo: 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail