Home > Notícias

Livre-se de propagandas indesejadas com o Privoxy

Software pode bloquear propagandas em todos os navegadores e aplicativos instalados em seu PC, e traz ferramentas para controlar sua privacidade na web

Erez Zukerman, PCWorld EUA

28/03/2012 às 18h32

Foto:

O bloqueio de anúncios é um assunto controverso. Muito do conteúdo que você consome diariamente na web só é possível graças ao dinheiro arrecadado com a publicidade, e se todos bloquearem os anúncios, os sites terão de usar outras formas para gerar renda, como restringir o acesso ao conteúdo apenas a assinantes.

Mesmo assim, muitas pessoas acham que os anúncios são não só irritantes, como também uma violação de privacidade, já que anunciantes podem usar vários métodos para monitorar o comportamento de um consumidor na web. Se você faz parte deste grupo, o Privoxy é uma ferramenta gratuita que oferece várias formas de se livrar dos anúncios e do monitoramento.

Como o nome sugere, o Privoxy é um proxy: ele fica entre seu PC e a web, intercepta o tráfego HTTP e HTTPS e funciona como uma espécie de intermediário, “saneando” as informações enviadas ou recebidas pelo navegador. O bloqueio de conteúdo funciona de forma simples: o anúncio simplesmente não é entregue ao navegador, ou sequer é baixado, assim não há nada a mostrar (ou executar, no caso de scripts em JavaScript que rastreiam o usuário).

Há muitas extensões ou complementos para navegadores que bloqueiam anúncios e são muito fáceis de usar, como o excelente Adblock Plus para o Firefox ou para o Chrome. Mas elas só rodam dentro do navegador, e podem deixá-lo mais lento. O Privoxy funciona a nível de sistema, e é agnóstico: funciona em qualquer navegador ou programa instalado que tente baixar anúncios. Você só precisa instalar e configurar um programa, uma só vez.

O arquivo de configuração consiste em um arquivo texto com centenas de linhas de comandos e opções cuidadosamente documentadas. Parece assustador, mas se tudo o que você quer é bloquear anúncios basta instalar o Privoxy, dizer para o navegador usá-lo como um proxy (as instruções variam de acordo com o navegador, consulte a documentação) e pronto. Não precisei mudar nada na configuração, e os anúncios praticamente desapareceram dos sites que testei.

privoxy_config-350px.jpg
Configuração do Privoxy é muito flexível, porém complexa

Embora a configuração padrão do Privoxy seja robusta o suficiente, se você precisar modificar ou diagnosticar alguma coisa é melhor separar algumas horas para “mergulhar” na documentação e arquivo de configuração. Também há uma ferramenta de configuração via web, mas ela é só marginalmente mais fácil de usar que a edição manual da configuração. 

O programa tem uma ferramenta de diagnóstico integrada que lhe ajuda a entender porque uma determinada URL foi bloqueada (ou não), mas a informação pode ser obscura, e o processo não é nem de longe tão simples como outras ferramentas, que permitem bloquear um anúncio simplesmente clicando nele com o botão direito. O FAQ do Privoxy diz que “a complexidade está nos olhos de quem vê”. Bem, eu vejo algo certamente complexo.

A documentação do Privoxy mostra o quão apaixonados os desenvolvedores são quanto o assunto é o bloqueio de propaganda e a privacidade na web. Não me lembro da última vez que vi um manual que se referia ao produto como “um verdadeiro arsenal de ferramentas com as quais podemos exercer nosso controle, preferências e independência”. 

Cabe a você decidir se o imenso poder do Privoxy compensa o trabalho em configurá-lo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail