Home > Notícias

Livro aponta “os sete segredos de inovação” de Steve Jobs

The Innovation Secrets usa a trajetória do principal executivo da Apple para abordar como empresas e executivos podem criar ideias inovadoras

CIO/EUA

11/10/2010 às 12h38

Foto:

Em 1972, com apenas 17 anos, Steve Jobs - que hoje ocupa a posição de CEO da Apple e é reconhecido como um dos executivos mais inovadores do mundo - decidiu largar a universidade de artes, que ele tinha começado a cursar a apenas um semestre. "Eu não tinha ideia do que queria da minha vida", diria Jobs, alguns anos depois, para justificar sua decisão. "Lá eu gastaria todo o dinheiro que meus pais tinham economizado a vida toda. Assim, decidi desistir e confiar que tudo daria certo".

Essa coragem de tomar decisões, seguindo os próprios instintos, é uma das características que garantiram o sucesso do CEO da Apple, segundo o mais recente livro sobre o executivo, The Innovation Secrets of Steve Jobs (ainda sem versão em português), escrito por Carmine Gallo. A obra tenta abordar Jobs fora da competência de markeing e busca mostrá-lo como um exemplo de inovação, que pode ser seguido por outros executivos e empresas.

A autora revela, por exemplo, como a imagem de Jobs está associada um super herói, pelo fato do executivo conseguir entregar não o que as pessoas querem, mas algo que elas nem sabem ainda que desejam e que será essencial.

Um dos temas mais recorrentes do livro é a capacidade da Apple de buscar a inovação por meio da valorização de pessoas e pensamentos diversos. Não por acaso, a empresa é composta por músicos, poetas, artistas, zoólogos e historiadores.

O último capítulo da obra, intitulado "One More Thing" (mais uma coisa, em tradução para o português) - fazendo referência a uma frase recorrente de Jobs nos eventos da Apple), a autora cita que a maioria dos indivíduos não tem a coragem para ser inovador. "A inovação é um lugar solitário, porque pouquíssimas pessoas conseguem lançar novas ideias e ter a confiança para manter sua convicção", conclui.

A seguir, confira sete princípios de inovação defendidos pelo livro:

1 - Faça o que você ama
2 - Deixe uma marca no universo
3 - Acelere seu cérebro
4 - Venda sonhos, não produtos
5 - Diga não a mil coisas
6 - Crie experiências insanamente boas
7 - Domine a mensagem

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail