Home > Notícias

Locaweb começa a operar novo datacenter com 1,5 mil servidores

Companhia confirma que unidade, cuja construção foi anunciada há um ano, está com seu primeiro módulo em funcionamento.

Fábio Barros, da Computerworld

24/08/2009 às 19h07

Foto:

O novo datacenter da Locaweb, cuja construção foi anunciada em agosto do ano passado, está com seu primeiro módulo em funcionamento. Na época, a companhia divulgou que a obra demandaria investimentos de 18,7 milhões de reais e que permitiria a oferta de novos serviços.

Na última sexta-feira (21/8), o gerente de marketing da companhia, Victor Sebastian, confirmou que o primeiro módulo – com 1,5 mil servidores -, já está em funcionamento. “Este módulo está sendo utilizado pela nossa área de outsourcing, que iniciou suas operações no final do ano passado”, disse.

De acordo com Sebastian, a Locaweb decidiu criar uma área específica para terceirização de infraestrutura e plataformas de TI atendendo à demanda de alguns de seus clientes. O gerente da unidade, Fernando Zangrande, conta que, com seis meses de atuação, a unidade soma hoje dez clientes. “Ali oferecemos serviços terceirização de infraestrutura e plataformas críticas, como projetos de sistemas de gestão em nuvem, por exemplo”, afirma Zangrande.

Os executivos revelaram que o mercado corporativo responde hoje por 30% do faturamento da companhia, incluindo aí serviços de datacenter, gerenciamento de estrutura, terceirização e telecomunicações.

O diretor comercial da Locaweb, Alex Gilkas, disse que a expectativa é que a área de outsourcing – hoje com dez profissionais - termine o ano com algo entre 15 e 20 clientes. “Esperamos manter o crescimento registrado no primeiro semestre deste ano, quando crescemos 34% em relação ao primeiro semestre de 2008”, disse. Atualmente, a Locaweb conta com mil clientes de serviços baseados em nuvem e três mil clientes em seu datacenter.

Outro ponto de expansão junto ao mercado corporativo vem da oferta de software como serviço. Hoje a companhia oferece soluções de e-mail marketing e PABX virtual. “Vamos expandir a oferta mas estamos analisando se isso será feito por meio de parcerias ou de desenvolvimento próprio”, disse Sebastian.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail