Home > Notícias

Loja de apps do Windows 8 já conta com 40 mil títulos

Apesar de ser um marco notável, Microsoft ainda está bem atrás dos mais de 700 mil apps existentes para iOS e Android

Brad Chacos, PC World/EUA

30/01/2013 às 17h32

Foto:

A seleção de aplicativos do Windows 8 pela Microsoft pode ser de qualidade duvidosa no geral, mas a empresa merece um tapinha nas costas por fazer progressos em relação à quantidade. A Windows Store finalmente quebrou o marco dos  40 mil apps, de acordo com uma contagem não-oficial do MetroStore Scanner. O total mundial é de 40.158 aplicativos depois que 302 novos nomes foram introduzidos na terça-feira (29).

Apesar de 40 mil apps ser um marco notável, está bem aquém dos 100 mil que um excessivamente ambicioso VP da Microsoft estimou que estariam disponíveis em três meses do lançamento, e muito atrás dos mais de 700 mil existentes para iOS e Android.

Mais preocupante é o ritmo reduzido com o qual os novos aplicativos Windows 8 foram aterrissar na Windows Store. Depois de atravessar a barreira dos 20 mil aplicativos um mês após o lançamento e 35 mil apps no mês seguinte, apenas 5 mil novas aplicações foram introduzidas entre 27 de dezembro e 28 de janeiro pela contagem do MetroStore Scanner.

Números por si só não vão ajudar nem quebrar a Windows Store, no entanto. Dada a quase intransponível liderança que o Google e a Apple já têm em volume, a Microsoft precisa dobrar a qualidade de aplicativos se quiser fazer de sua plataforma um sucesso. Muitos dos grandes apps "tem-que-ter" ainda precisam aparecer na plataforma da Microsoft, e alguns dos aplicativos de primeira linha que estão lá não têm a mesma graça de suas versões desktop. (Eu estou olhando para vocês, Evernote e SugarSync.)

"Nós claramente temos mais trabalho a fazer", disse o CFO da Microsoft, Peter Klein, durante conferência para apresentar os lucros trimestrais da empresa. "Precisamos de mais aplicativos ricos e imersivos que dão aos usuários acesso ao conteúdo que informa, diverte e inspira."

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail