Home > Notícias

Loja virtual da Apple para brasileiros vaza na internet

IDG Now! teve acesso aos termos e condições de venda de produtos no espaço comercial, que traz informações em português.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

13/08/2009 às 18h20

Foto:

A Apple Brasil se prepara para lançar uma versão em português de seu canal de venda de produtos pela internet, chamado de Loja Apple, conforme apurou o IDG Now! Alguns usuários tiveram acesso a uma versão de testes do projeto depois a empresa publicá-lo inadvertidamente.

Na madrugada da segunda-feira (3/8), o diretor de produtos da Fingertips, Breno Masi, e o coordenador de tecnologia da TV Bandeirantes, Eduardo Brandini, tiveram acesso à versão em português, com textos traduzidos e navegação idêntica à da versão norte-americana.

Os relatos de ambos a respeito das compras feitas para testar a loja são praticamente idênticos: após escolherem um produto (um iPod Nano RED e um dock universal para iPod, respectivamente), Masi e Brandini finalizaram a compra com cartões de crédito e viram uma tela de confirmação que, além do número da  transação, prometia o envio de um e-mail para atestar a transação.

Mais de uma semana depois, nenhumas das duas mensagens chegou e ambas as compras não foram efetuadas - o cartão de crédito de Masi foi cobrado, mas acabou sendo estornado, enquanto o valor nem chegou a ser cobrado de Brandini.

A loja online deverá usar um sistema centralizado de pedidos, assim como em suas outras versões internacionais, pois ambos conseguiram consultar o andamento de seus pedidos a partir da Apple Store norte-americana.

Até quinta-feira (13/8), os dois pedidos apareciam como confirmados no sistema central de pedidos, com entrega prometida para até oito dias. As experiências de Masi e Brandini estão documentadas, com fotos, nos blogs MacMagazine e Adrenaline, respectivamente.

Antes da versão de testes ir ao ar no site da própria Apple Brasil, a informação já havia vazado por meio de um atendente do serviço telefônico da empresa para o usuário iThales, do fórum MacNews Brasil.

"Perguntei ao atendente que loja online que (sic) vendia o carregador de energia elétrica do iPod. Ele me disse que não havia, mas que eu poderia esperar que certamente eu encontraria esse produto na Apple Store Online Brasil, a ser aberta no fim de agosto", relato literal do leitor, transformado em post no MacNews no mesmo dia.

Termos e condições
O IDG Now! também teve acesso aos termos e condições da Apple para a venda de produtos do serviço, identificado como Loja Apple no documento, que já foi retirado do ar.

apple_termoscondicoes

O documento afirma que a companhia terá um novo número de telefone para compras no Brasil, além daquele já disponível para suporte, tanto para vendas telefônicas como para compradores tirarem dúvidas sobre pedidos.

O contrato também confirma que a Loja Apple venderá hardware, como MacBooks, iPhones e iPods, e licenças de softwares, como o QuickTime Pro. Inicialmente, a loja brasileira aceitará cartão de crédito e boleto bancário.

Pedidos acima dos 120 reais teriam frete gratuito e, "para a maior parte das áreas metropolitanas, a entrega é estimada em até sete dias úteis" após o pedido ser aprovado. Para São Paulo e Rio de Janeiro, o prazo cai para três dias úteis.

Quando confirmada, a Loja Apple representará mais um esforço da companhia norte-americana no varejo nacional.  A partir do momento em que o diretor geral da empresa no País, Alexandre Szapiro, assumiu o cargo, a Apple Brasil passou a investir em novos canais para atrair o consumidor brasileiro.

Em vez de construir suas próprias lojas no mercado brasileiro, como fez nos Estados Unidos e outros países, a Apple Brasil fechou acordo com redes de varejo, como CTIS, Saraiva, Extra e Fnac, para instalar espaços exclusivos da marca dentro das lojas (é o caso das oito Apple Shops pelo Brasil) ou lojas totalmente licenciadas, como a a2you.

Segundo a Apple Brasil, são aproximadamente 70 pontos-de-venda da marca espalhadas por lojas de varejo no  território nacional. Oficialmente, a empresa afirma que não está anunciando nada a respeito da Loja Apple agora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail