Home > Notícias

Lotus Notes chega ao iPhone

Usuários podem checar e-mails e visualizar calendários e contatos no iPhone, usando um aplicativo que roda online.

Computerworld/EUA

01/10/2008 às 9h39

Foto:

A versão do Lotus Notes da IBM está finalmente disponível para o iPhone da Apple no site da IBM, permitindo aos usuários checar seus e-mail Notes e visualizar seus calendários e contatos, anunciou a IBM.

O download do iNotes Ultralite é oferecido com o Lotus Notes software 8.0.2, que é desenvolvido para oferecer mais performance que as versões anteriores e utiliza menos 20% de memória. A nova versão também oferece uma atualização do Lotus Symphony, alternativas gratuitas para o Microsoft Office para visualizar documentos, planilhas, e apresentações. De acordo com a IBM, a nova versão do Symphony oferece melhor compatibilidade com o Office.

Depois que o software é baixado no iPhone, o IBM iNotes pode ser acessado pelo Safari. Os usuários podem adicionar o Lotus Mobile Connect VPN para obterem mais segurança.

A IBM selecionou dois clientes que testaram e utilizaram o iNotes Ultralite: Vladimore Jones, empresa de marketing situada em Greenwood Village, Colorado, e ABData Information Technology Consulting and Engineering, de Zurique.

Curtis Pogue, administrador de sistemas da Vladimir Jones, disse que está testando o iNotes em cerca de 10 iPhones. “Se funcionar bem, e com o custo dos iPhones caindo, eu posso ver mais utilidade no futuro”, disse ele. “A capacidade de captar tudo do calendário para os contatos em tempo real seria uma grande vantagem”.

A companhia atualmente solicita que usuários de iPhone sincronizem o calendário e os contatos pelo cabo.

Pogue disse que gostaria eventualmente de ver o Notes como uma aplicação genuína do iPhone, em vez de um aplicativo de web. “Você poderá replicar o que for necessário e não precisa conectar-se constantemente”, explicou ele.

Em contraste, Jason Michels, chefe do sistema de engenharia para o Motes na Aurora Health Care em Milwaukee, nos Estados Unidos, está satisfeito com o iNotes como aplicativo web, desde que ele não solicite instalação nos servidores, o que poderia ser “proibitivamente caro” ao suporte. “O iNotes é realmente excitante”, disse ele. “É só entrar no Safari do iPhone, colocar a URL e conectar”.

Enquanto o Notes ainda está atrás do Exchange em popularidade com os usuários de e-mail corporativos, a IBM afirmou alegou fortes vendas do Notes e Domino em mais de 15 trimestres consecutivos - e 21% de crescimento nas vendas do segundo trimestre, comparado com o mesmo período do ano passado.

Cerca de 140 milhões de usuários licenciados utilizam o Notes em todo o mundo, disse a IBM, com mais da metade das 100 maiores empresas do mundo na plataforma.

Após a chegada do iPhone 3G em 11 de julho deste ano, a Apple descreveu o aparelho como “negócio pronto”, principalmente porque acrescentou o suporte ao Exchange.

Em março, funcionários da IBM afirmaram que estavam trabalhando no suporte do Notes para iPhone. No mesmo mês, a Sybase iAnywhere disse que estava acrescentando o suporte do Notes do iPhone com o seu pacote Information Anywhere Suite.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail