Home > Dicas

Mac | 10 atalhos de teclado incrivelmente úteis que você deveria usar

Quer tirar screenshots ou encontrar arquivos de um jeito mais rápido? Há um atalho para isso e muitas outras coisas

Leif Johnson, da Macworld (EUA)

28/07/2019 às 16h09

Foto: Leif Johnson/IDG

Se você não usa atalhos de teclado no seu Mac, está perdendo grande parte do motivo pelo qual tantas pessoas adoram o sistema operacional de desktop da Apple. Graças à integração de hardware e software, você raramente precisará alcançar o mouse ou o trackpad quando aprender o "idioma" das chaves.

O MacOS tem muitos atalhos, mas considero esses a seguir os que todos deveriam conhecer. Eu tentei evitar atalhos (ainda úteis) equivalentes aos que você encontra no Windows - como ⌘ + A para selecionar todos ou ⌘ + F para abrir o prompt Find -, e sim focar em atalhos com os quais você pode não estar familiarizado se você for novo no Mac.

E vamos falar sobre esse símbolo "⌘". Essa é a chave de comando e é a chave para todos os atalhos listados aqui. Funciona como a tecla Control em um PC com Windows, exceto que está em um local mais prático, normalmente em ambos os lados da barra de espaço. Nos exemplos a seguir, como ⌘ + A, normalmente significa que você precisa manter pressionado o botão Comando e pressionar A ou ambos ao mesmo tempo.

Se esses atalhos o deixarem viciado, você pode até criar o seu próprio para tudo, desde o sistema até aplicativos específicos, indo até Preferências do Sistema > Teclado > Atalhos e escolhendo uma das opções à esquerda da tela.

1. Abra a ferramenta de pesquisa do Spotlight

⌘ + Barra de espaço - Este é provavelmente o atalho mais útil de todos. Sempre que você quiser encontrar um arquivo no seu Mac, basta tocar neste atalho e digitar o nome do arquivo que deseja encontrar no prompt exibido. Os resultados são instantâneos. O Spotlight também pesquisará coisas como iMessages, bookmarks e o texto completo de arquivos em seu disco rígido. Também é uma maneira rápida de encontrar e abrir aplicativos que você não mantém no seu dock.

2. Encerre imediatamente qualquer aplicativo

⌘ + Q - Use este comando para encerrar qualquer aplicativo imediatamente. Esse comando não minimiza apenas o aplicativo (como às vezes acontece quando você aperta o botão vermelho "X" na parte superior de qualquer aplicativo do Mac), mas o desliga completamente.

3. Faça capturas ou gravação de tela

Como você pode imaginar, usamos muito esses atalhos na Macworld. Na verdade, existem várias maneiras de capturar imagens em um Mac:

⌘ + Shift + 3 - Captura toda a janela visível. Se você puder ver na tela do seu Mac, ele aparecerá na captura de tela.

⌘ + Shift + 4 - Captura uma área específica da tela com a ajuda de uma ferramenta de corte retangular. Este é o que eu mais uso, e também é ótimo para compartilhar imagens ou trechos de texto em mídias sociais.

⌘ + Shift + 5 - Começando com o macOS Mojave, a Apple facilitou a visualização de todas as suas ferramentas de captura de tela de uma só vez com este atalho. Pressione-o e você verá uma barra de ferramentas que oferece opções para capturar a tela inteira, capturar uma janela específica ou capturar uma parte específica da janela. Você também pode usá-lo para gravar a tela inteira ou uma parte dela e escolher onde salvar a imagem ou o arquivo de vídeo. Por padrão, as capturas de tela são salvas na área de trabalho.

4. Oculte apps instantaneamente

⌘ + H - Aqui está um para pessoas que não querem mostrar o que estão fazendo no PC. Se você está procurando algo que não quer que um chefe, pai ou amigo próximo veja, toque neste atalho e a janela aberta ativa desaparecerá. Para começar a usar o aplicativo novamente, pressione o ícone do aplicativo no Dock ou no App Switcher.

Você pode fazer isso para todos os aplicativos ativos pressionando ⌘ + Option e segurar o mouse em qualquer parte visível da sua área de trabalho. Cada aplicativo será ocultado. É uma ótima maneira de organizar sua área de trabalho. Se você quiser simplesmente minimizar um aplicativo, pressione ⌘ + M, mas sua visualização ainda aparecerá no lado direito do seu dock.

5. Alterne rapidamente entre aplicativos abertos

⌘ + Tab - Segurar ⌘ e depois tocar em Tab abre o App Switcher, que permite alternar facilmente entre todos os aplicativos ativos ao tocar em Tab até chegar ao desejado.

6. Alterne entre janelas diferentes em um aplicativo

⌘ + ~ - Este torna a pesquisa muito mais fácil. Digamos que você tenha dois documentos abertos no aplicativo Pages: um com suas anotações e outro com seu rascunho. Este atalho permite alternar facilmente entre os dois (ou mais) documentos. Acho particularmente útil trabalhar em um MacBook com uma tela menor, em que a interface de visualização dividida pode ficar muito apertada.

7. Acesse rapidamente a barra de pesquisa/endereço no Safari

⌘ + L - Alcançar o mouse para ativar a barra de pesquisa do Safari desperdiça muito tempo. Ative este atalho enquanto estiver usando o Safari e o cursor irá para a barra de pesquisa, onde pode escrever um termo de pesquisa ou um URL. Este atalho também funciona com o Google Chrome.

O Safari também tem alguns outros atalhos de teclado: T + T abre uma nova aba, e ⌘ + Z reabre a última aba que você (possivelmente acidentalmente) fechou. Se você quiser reabrir uma guia fechada acidentalmente no Chrome ou no Opera, pressione ⌘ + Shift + T.

8. Force a saída de um aplicativo

⌘ + Opção + P - Se um aplicativo estiver bloqueado (e ⌘ + Q não estiver funcionando por qualquer motivo), use este atalho para forçar o encerramento do aplicativo.

Você também pode escolher vários aplicativos para forçar o encerramento pressionando ⌘ + Option + Esc (Escape), o que é muito parecido com o uso de Ctrl + Alt + Delete em um PC. Em vez do Gerenciador de Tarefas, você verá uma janela que diz Forçar o encerramento de aplicativos e poderá escolher o aplicativo que deseja fechar a partir daí.

9. Bloqueie imediatamente seu Mac

⌘ + Control + P - Se você estiver se afastando da sua mesa em casa ou no escritório e não quiser que alguém fique bisbilhotando seu Mac, pressione este atalho para que o sistema mude imediatamente para a tela de bloqueio. É muito mais rápido do que fazê-lo através da barra de menu.

10. Use o Quick Look para visualizar arquivos

Clique (na pasta desejada) + Barra de espaço - Se você quiser ver como é um arquivo, mas não quer perder tempo abrindo o aplicativo associado, selecione o arquivo em uma pasta do Finder e pressione a barra de espaço. Uma visualização de página inteira será exibida - e também com opções de marcação. Isso funciona para tudo, desde imagens e PDFs para arquivos do Microsoft Excel, até ícones na área de trabalho.

Você também pode selecionar vários arquivos para visualizá-los de uma só vez, mantendo pressionada a tecla Comando enquanto os seleciona e, em seguida, pressionando ⌘ + Y. ⌘ + Y também funciona para arquivos únicos, mas nesse caso é menos conveniente. Quando essa janela estiver aberta, você poderá navegar entre os arquivos com as teclas de seta no canto superior esquerdo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail