Home > Dicas

Mac: como criar partições no HD sem mexer em seus arquivos

Dica ensina a dividir o disco rígido sem precisar fazer cópia de segurança dos dados para outro local (e ter que trazê-los de volta)

Macworld / EUA

06/01/2012 às 18h29

Foto:

O leitor Kevin Riley escreveu contando o seu dilema com um HD (disco rígido):

Tenho um disco rígido FireWire de 1TB que possui um quarto de sua capacidade cheio. Gostaria de particionar o disco, mas não quero fazer o backup de todos os meus dados para outro HD, particionar esse disco, e então mover minhas informações de volta. Há uma maneira segura de criar partições no meu HD com os dados ainda nele?

Sim, você pode fazer isso com o Utilitário de Disco (“Disk Utility”, encontrado em Aplicativos, Utilitários) do Mac. Funciona da seguinte maneira:

Prepare seu HD e abra o Utilitário de Disco. No painel do HD, selecione o disco que quer particionar (não o volume, mas o disco em si). Clique na aba Partição (Partition) que aparece quando você seleciona o disco.

A área Layout de Partição (Partition Layout) vai te mostrar uma representação gráfica do seu disco rígido – será uma única partição parcialmente colorida em azul (a cor indica a porção do drive que contém dados, mas não sua localização no disco). Seu primeiro passo é redimensionar essa partição. Você pode fazer isso ao arrastar na parte inferior direita dessa imagem (onde você vê as linhas cinzas) ou pode simplesmente digitar um novo valor no Campo de Tamanho (“Size Field” – 700 GB, por exemplo).

particaohdmac01.jpg

É possível criar partições no seu disco com o Disk Utility

Agora clique no botão Mais (“Plus”, +) abaixo da partição para adicionar outra partição. Por padrão, isso vai consumir o espaço remanescente do disco. Você pode adicionar mais partições, se quiser, ao clicar no botão Mais. Para mudar seus tamanhos, use o Campo de Tamanho.

Quando estiver pronto para criar partições no disco, clique no botão Aplicar (Apply) - se você mudar de ideia, clique em Reverter/Revert para deixar as coisas como eram antes. O Utilitário de Disco fará o seu trabalho, garantindo que os seus dados continuem na primeira partição, além de criar a partição adicional. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail