Home > Notícias

Mac mini ganha melhor suporte aos games

Modelo mais barato da Apple passa a contar com processador gráfico Nvidia 9400M, o que melhora a performance do equipamento nos jogos

Peter Cohen, Macworld-EUA

09/03/2009 às 14h09

Foto:

A atualização do Mac mini na semana passada coloca o computador mais barato da Apple em linha com o resto dos produtos da fabricante, usando o novo desenho de placa mãe, que inclui a Nvidia 9400M integrada. O resultado é um grande ganho para gamers usuários de Mac com orçamento curto, de acordo com os testes da Macworld/EUA.

O Mac mini nunca foi o que se pode considerar uma “máquina para jogos”. Se voltarmos ao tempo do PowerPC, quando o mini foi introduzido, ele veio com um processador gráfico Radeon 9200. Os gráficos e todo o resto do sistema eram terrivelmente subdesenvolvidos para os jogos da época.

A introdução dos Mac mini baseados em Intel em 2006 não melhoraram as coisas, porque o processador gráfico discreto foi substituído pela tecnologia de aceleração gráfica da Intel – um componente que continuou o mesmo por mais de três anos, até o lançamento do novo Mac mini na semana passada.

Esse mini, no entanto, é uma história bem diferente, e nossos testes mostram isso – o equipamento atingiu taxas de frames bastante "jogáveis" no Quake 4 e Unreal Tournament 2004 (sim, eu sei, o UT2004 é muito, muito velho), além de também rodar o Call of Duty 4 em respeitáveis 35 quadros por segundo - a geração anterior do equipamento não poderia sequer rodar esse título.

O segredo são os gráficos oferecidos pela GPU Nvidia 9400M. O Mac mini agora traz um design de placa mãe semelhante ao da linha de MacBooks.

A Nvidia 9400M continua integrada, assim como era com plataforma Intel, mas ela tem muito, mas muito mais poder computacional do que o modelo anterior poderia aguentar. Os novos gráficos Nvidia também dão suporte para mais efeitos de luz e sombra. E mais, se você põe 2GB de RAM, os gráficos do mini vão alocar 256 MB de memória RAM para uso próprio, útil para lidar com os frames em jogos complexos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail