Home > Notícias

Mac OS X 10.7: os rumores e o mundo real

Novo sistema operacional, que deve ser anunciado no evento da Apple desta quarta, tem sido alvo de muitas especulações; saiba o que há de verdade nelas

Macworld/EUA

19/10/2010 às 18h15

Foto:

Na quarta-feira (20/10), quando a Apple irá realizar seu evento com foco no Mac – aqueles computadores que vieram antes dos iPhones, iPods e Ipads, está lembrado? – o novo Mac OS X 10.7 deve anunciado pela empresa. Apesar do anúncio do lançamento não conter o nome oficial do sistema operacional, o convite mostra claramente um leão no fundo do logo da empresa. Logo, não fica difícil adivinhar o nome do novo OS X 10.7: Lion. 

Para aqueles que gostam de palavras-cruzadas: quem é o rei da selva? Sim, o leão. Apesar dos nomes de felinos estarem se esgotando, a Apple escolheu batizar o novo Mac OS X com um nome forte. Então isso significa que esse novo produto será algo "acima de todos os outros", como se fosse o rei da selva OS X? Não sabemos ao certo, mas a Apple não costuma fazer coisas sem fundamento, então a grande aposta é que o novo Mac OS X 10.7 será um grande  agregador de ferramentas e recursos superando todos os outros sistemas anteriores. 

Mas, exatamente que ferramentas serão incluídas no Mac OS X Lion? Ao contrário dos anos anteriores, quando os desenvolvedores geralmente tinham acesso a um preview do lançamento do Mac OS X, ninguém de fora da Apple viu alguma coisa do novo sistema operacional. Logo, qualquer um que diga que realmente sabe algo sobre as novidades do OS -  a não que ser que tenhaverificado com o próprio Steve Jobs – está provavelmente mentindo. Por conta disso, vamos nos focar nos rumores que surgiram nos últimos meses, juntamente com as ferramentas e correções mais desejadas. 

backtothemac_390.jpg

Adivinhar o nome do sistema operacional foi fácil, mas as novidades ainda são um mistério

Rumor: o Mac OS X 10.7 será um ambiente “fechado”, assim como o iPhone e o iPad. Desenvolvedores só poderão lançar seus aplicativos para o 10.7 com a aprovação da Apple. 

Realidade: isso tem tanta chance de acontecer quanto de a Apple construir a mítica Minitower (um antigo boato que sugeria um computador expansível como um Mac Pro, mas com um preço acessível como do Mac Mini). Quando esse rumor ganhou um pouco mais de força, um e-mail intitulado “Haverá uma app store para o Mac OS X?” teria sido respondido pelo próprio Steve Jobs com um simples “não”. Tomara que essa resposta tenha sido realmente dada pelo CEO, pois os desenvolvedores não iriam tolerar esse tipo de controle sobre o Mac OS. 

Rumor: Interface touch

Realidade: Esticar os braços inúmeras vezes por minutos, hora após hora  durante o dia somente para mover o cursor pela tela não parece muito cômodo. O touch é excelente para dispositivos pequenos que cabem na palma da mão, e até mesmo em um laptop. Mas em um sistema para desktop, que pode ter mais de um monitor, não faz muito sentido. Encontramos a resposta para levar o touch para o sistema operacional no desktop, e o nome do acessório é Magic Trackpad

Rumor: Uma ferramenta revolucionária

Realidade: Em julho, a Apple postou uma vaga de emprego que mais parecia um desafio. Dizia assim:

Estamos procurando um engenheiro sênior de desenvolvimento de software para nos ajudar a criar uma nova ferramenta revolucionária dentro dos bases do Mac OS X. Temos algo realmente revolucionário e muito interessante em progresso e para isso será necessário seu maior e mais focado esforço criativo de todos os tempos.

A vaga deu algumas dicas do que seria esse recurso, já que o candidato ideal deveria ter experiência com tecnologias de internet e protocolo HTTP. Logo, a Apple está preparando algo grande. Entretanto, como a vaga foi postada em julho e preenchida por alguém (ela não está mais no site), será que realmente essa ferramenta estará no 10.7?

Especulando: pode ser que seja algo em relação à computação em nuvem (cloud computing) no centro do sistema operacional. Algo capaz de sincronizar e compartilhar de segunda geração, e não para ser atrapalhado por aplicativos terceirizados e configurações misteriosas no painel de preferências do MobileMe. Contudo, talvez essa revolução não apareça no 10.7, mas sim chegue para o ainda mais distante Mac OS X 10.8.

Saindo um pouco dos rumores, o que realmente os usuários querem no novo Mac OS X 10.7? Apesar de a maioria estar feliz com Snow Leopard, há uma lista de coisas que irritam os usuários do OS e, no topo, está a limitação  da exibição do Spotlight no Finder, que não mostra os resultados em colunas adicionais. 

Além dessa lista, esperamos outras coisas relativamente menores. Janelas do Finder com abas seriam uma ótima opção, além da possibilidade de usar um fundo colorido na exibição de listas e colunas nas janelas do Finder.

Para os desenvolvedores, seria bacana se o QuickTime tivesse todos os recursos do QuickTime 7 que foram deixados para trás, para que os programadores não precisassem mais utilizar código 32-bit na aplicação. Outra ótima seria a volta do antigo Dashboard.

E você? O que está esperando do novo “rei da selva" do Mac? Comente abaixo o que gostaria de ver no novo Mac OS X 10.7 Lion.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail