Home > Notícias

Mac OS X atinge marca de 8% de mercado

Nos últimos dois anos, segundo a Net Applications, o sistema operacional da Apple cresceu três pontos percentuais, um aumento de 58%. Windows XP ainda é o líder.

Gregg Keizer/Computerworld EUA

02/10/2008 às 16h55

Foto:

O Mac OS X passou pela primeira vez da marca de 8% de mercado, de acordo com a Net Applications. Em setembro, o sistema operacional rodou em 8,2% dos computadores que acessaram os 40 mil sites monitorados pela companhia de pesquisas, e é o maior aumento da plataforma desde maio.

A Apple costuma ter crescimentos significativos em setembro, segundo a Net Applications, No ano passado, na mesma época, o OS X aumentou 0,45 ponto percentual naquele mês. Historicamente, a Apple faz promoções escolares para aumentar as vendas em setembro, de olho nos alunos das universidades. Neste ano, as promoções incluíram descontos no iPod touch e iPod nano quando comprados ao mesmo tempo que um desktop ou notebook da marca.

Nos últimos dois anos, o Mac OS X cresceu três pontos percentuais, um aumento de 58%.

O Microsoft Windows, entretanto, continuou a cair no mês passado. Na média geral, o Windows representou 90,3% dos sistemas que acessaram a rede da Net Applications, uma queda de 0,4 ponto percentual em relação a agosto. Desde o começo do ano, o Windows perdeu 1,5 pontos percentuais de mercado.

O Windows Vista cresceu às custas do Windows XP, sendo responsável por 18,3% dos sistemas operacionais. O XP caiu 0,8 ponto, para 68,7%. Se o Vista continuar nesse ritmo de crescimento, deve passar a barreira dos 20% no fim de novembro ou começo de dezembro.

Outros dados da Net Applications mostram que o iPhone representou 0,3% dos dispositivos conectados à internet em setembro, o dobro do número de junho - um mês antes de a Apple lançar o iPhone 3G.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail