Home > Notícias

Mac OS X Lion ganha recurso que salva arquivos automaticamente

Apple liberou preview para desenvolvedores do sistema, que traz influência assumida do iOS; versão final chega no terceiro trimestre

Macworld / EUA

24/02/2011 às 11h51

Foto:

Dia de novidades da Apple. Além dos novos MacBooks Pro, a companhia também lançou hoje, 24/2, uma prévia para desenvolvedores do Mac OS X Lion, próxima versão do seu sistema operacional para Macs. O novo OS traz uma variedade de recursos que não foram mostrados quando a “maçã” ofereceu um pequeno preview do Lion em outubro do ano passado.

O primeiro da lista é o AirDrop, que parece uma alternativa ao Dropbox. No comunicado para imprensa sobre o lançamento, a Apple descreve o AirDrop como “uma maneira notavelmente simples de copiar arquivos via wireless entre Macs sem nenhuma instalação”.

Já o  novo recurso chamado Versions promete salvar automaticamente versões sucessivas de um documento à medida que ele é criado. O Versions automaticamente registra um histórico de mudanças feitas nos seus documentos e permite que seu app exiba uma interface do tipo Time Machine, para que os usuários naveguem pelas versões anteriores. Esse recurso aparentemente é compatível com o AutoSave, que grava automaticamente os documentos à medida que você trabalha.

Outra novidade é o Resume, que recria o último estado de seus aplicativos quando você reabre os programa ou reinicia seu Mac, de maneira parecida com o que os programas multitarefa funcionam a partir do iOS 4.0. E é importante lembrar da nova versão do aplicativo Mail (Mail 5), que trará o layout do iPad para gerenciar seus e-mails no desktop.

Essa similaridade com o iOS não é um acidente. A Apple já havia anunciado que o Lion é um sistema operacional que pega os melhores recursos do seu sistema móvel e os leva para o desktop. O Lion oferece suporte de tela cheia para aplicativos e suporte para gestos multitouch. Outros recursos anunciados anteriormente incluem o Mission Control, que fornece uma visualização de aplicativos abertos em tela cheia.

lionpreview01.jpg

Em vez de oferecer uma versão de servidor do Lion separada, a Apple está construindo o Lion Server diretamente no sistema. O Lion Serve te guia para configurar seu Mac como um servidor e fornece ferramentas para administração local e remota.

Membros registrados do Mac Developer Program podem pegar o Lion diretamente na Mac App Store. A versão final do sistema deve chegar para todos os usuários no terceiro trimestre, de acordo com a Apple.

“O iPad inspirou uma nova geração de recursos inovadores no Lion”, disso o vice-presidente de marketing de produto da Apple, Phil Schiller, em um anúncio do release da versão para desenvolvedores. “Os desenvolvedores irão amar o Mission Control e o Launchpad, e podem agora começar a adicionar ótimos novos recursos do Lion como tela cheia, gestos, Versions e Auto Save aos seus próprios aplicativos.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail