Home > Notícias

Mac OS X perde participação no mercado

Segundo a Web Analytics, sistema operacional da Apple ficou com 5% dos usuários; Windows 7 subiu para 14,5%

IDG News Service

02/08/2010 às 10h51

Foto:

De acordo com uma pesquisa da Web Analytics,  desde o início de 2010, o Mac OS X perdeu espaço no mercado em cinco dos
sete meses analisados. Agora, ele está com 5%, o mesmo número de
fevereiro de 2010, número inferior aos 5,3% de outubro de 2009, o mês de
lançamento do Windows 7.

Já o atual sistema operacional da Microsoft tem 14,5% de participação do mercado, contra 14,3% do seu antecessor. A empresa de pesquisa usa dados adquiridos a partir dos 160 milhões de visitantes únicos que navegam nos 40 mil sites que ela monitora.

O Windows 7 está em ritmo acelerado para suplantar o Vista. Pelos cálculos da Net Applications, ele precisou de apenas nove meses para atingir uma marca que o Vista demorou mais de 21 meses para conquistar. O Vista chegou a 18,8% em outubro de 2009 e, desde então, esteve em queda: perdeu 4,5%, ou 24% da participação.

Diante desses dados, a Microsoft não tem vergonha de ostentar o sucesso do Windows 7, que, segundo ela, já vendeu 175 milhões de licenças, afirmando que o sistema roda em 16% dos computadores pessoais do mundo.

Enquanto isso, o velho Windows XP representou 61,9% de todos os sistemas operacionais usados no mês passado, um decréscimo de seis décimos de ponto percentual em junho e uma redução de 5,9 pontos desde o primeiro dia do ano, afirmou a Net Applications.

Combinadas, todas as edições do Windows funcionam em 91,3% dos equipamentos conectados com os sites da Net Applications no mês passado, uma queda de pouco mais de um décimo de ponto percentual.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail