Home > Dicas

Mac para novatos: conheça o Finder, o “Meu Computador”

Quem é acostumado com o Windows pode estranhar o sistema da Apple. O primeiro passo para os novos usuários é conhecer o Finder. O aplicativo é fácil.

Por Macworld/Austrália

28/04/2008 às 17h05

finder150.jpg
Foto:

finder_150Quem sempre usou o Windows e migrou para um Macintosh pode estranhar o sistema operacional do computador. Afinal, a navegação e a aparência de ambos os programas são bem diferentes. Mas nada de outro mundo... Com o tempo, você perceberá que trabalhar com um Mac é bem mais simples que operar o rival.

A primeira coisa que um novo usuário Mac precisa se familiarizar é com o Finder. O aplicativo roda quando seu computador ou notebook é ligado é. Podemos dizer que ele é o "Meu Computador" ou o "Windows Explorer".

Algumas funcionalidades do Finder podem torná-lo mais produtivo, e em alguns casos, mais divertido. Uma janela do aplicativo mostra basicamente arquivos e pastas, além de discos, resultados de pesquisa, servidores, etc. Cada item na janela possui um ícone que representa o tipo de arquivo e um nome (para distinguir cada um deles).

O Finder tem muitas preferências e configurações, o que permite ajustar o modo como os itens são visualizados. Há as opções de visualização por listas, ícones ou uma série de listas em colunas, além do modo Cover Flow (somente no Leopard). Essas opções são acessadas pelo menu View.

Veja também:
> Saiba como montar sua "iHome"
> Dicas para o iMovie
> Use o Spotlight e facilite as pesquisas no seu Mac
> Seis dicas para facilitar a experiência com o iPhoto

No Leopard, a opção selecionada afetará todas as janelas, inclusive as subseqüentes, o que não acontece nas versões anteriores, onde a alteração se aplica somente na janela aberta.

As janelas podem ter a barra de ferramentas visível ou oculta. A barra de ferramentas, que contém botões no topo da janela, bem como a barra lateral, permitem a execução de ações com um clique do mouse, como navegar entre locais pré-determinados.

++++

finder_150O conteúdo das barras também pode ser alterado, basta selecionar “Customize Toolbar” no menu View do Finder, ou escolher “Preferences” e depois na barra lateral para editar sua configuração.

Para criar um acesso rápido a um arquivo ou pasta na barra de ferramentas, selecione a tecla Option e arraste o item para a barra. Na barra lateral simplesmente arraste o item para a barra, mas tomando o cuidado para não selecionar nenhum dos já existentes, pois nesse caso o item será enviado para o local.

Veja também:
> Saiba como montar sua "iHome"
> Dicas para o iMovie
> Use o Spotlight e facilite as pesquisas no seu Mac
> Seis dicas para facilitar a experiência com o iPhoto

Quando a seleção se transforma em uma linha azul, o arquivo será adicionado naquele local. Outra opção é selecionar o item e escolher Add to Sidebar no menu File, ou pelo atalho de teclado Maçã+T.

Para remover algum item da barra de ferramenta basta manter pressionada a tecla Maçã e arrastar o objeto para fora da barra, na barra lateral arrastar o ícone sem pressionar nenhuma tecla irá funcionar. Nos dois casos o atalho para o item irá desaparecer.

Outra opção é inserir ícones personalizados nos itens do Finder, refletindo com maior eficiência seu conteúdo. Isso se torna interessante com as pastas, já que seu ícone é sempre o mesmo.

Se você possui alguma imagem que representa a pasta e gostaria de usar como ícone, abra a imagem no Preview, selecione a área que deseja e copie (pelo menu Edit – Copy ou apertando Maçã+C), em seguida clique no ícone que deseja inserir a imagem com a tecla Control pressionada e selecione Get Info.

++++

finder_150Na janela com as informações da pasta, clique no ícone da pasta que está na parte superior. O ícone ficará azulado. Basta colar a imagem, para isso pressione Maça+V. Para desfazer a alteração, repita o processo copiando uma imagem de alguma pasta não alterada, colando a seleção em cima do ícone novo.

Veja também:
> Saiba como montar sua "iHome"
> Dicas para o iMovie
> Use o Spotlight e facilite as pesquisas no seu Mac
> Seis dicas para facilitar a experiência com o iPhoto

Outra opção é colocar uma figura como plano de fundo para uma pasta. Para isso a visualização deve ser como Ícones. Prepare a imagem para o tamanho que desejar, selecione “Show View Options” no menu View, clique em Picture Background e depois em Select para encontrar o arquivo.

Tornar seu Finder único pode ajudar a tornar a experiência de navegar por seus arquivos mais eficiente e divertida.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail