Home > Dicas

Mac para novatos: saiba usar o Quick Look do Leopard

Altere o modo como você busca seus arquivos com o Quick Look e torne sua experiência com o Leopard mais eficiente.

Por Macworld/Londres

07/05/2008 às 17h43

quicklook_150.jpg
Foto:

quicklook150O Quick Look do Leopard é uma função de simples uso e com uma grande flexibilidade. Tirar proveito dessa ferramenta pode facilitar muito seu dia-a-dia no Mac.

De uma maneira simples, o Quick Look oferece uma pré-visualização em alta resolução do conteúdo de um arquivo, sem abrir nenhuma aplicação. Para checar um .jpg antes de enviar por e-mail, por exemplo, clique no arquivo, pressione a barra de espaço e uma janela irá aparecer com o conteúdo (pressionando a barra novamente ela desaparece).

Veja também:
> Mac para iniciantes: aprenda a usar o Finder

Outros controles também podem ser acessados na janela. As setas diagonais irão mostrar uma imagem em tela inteira e o ícone estilizado do iPhoto adiciona a imagem ao programa (desde que o arquivo seja compatível). A janela de visualização também pode ser dimensionada.

O Quick Look pode executar arquivos de vídeo e áudio. Um mini player de mídia surge quando algum arquivo multimídia é visualizado. O player tem opções de play, pause e escolha do ponto na faixa. As faixas de áudio contêm uma descrição breve sobre o arquivo, como álbum, nome da faixa e até a capa do álbum (se disponível).

A ferramenta também exibe PDFs e qualquer arquivo de múltiplas páginas, como arquivos de Word, apresentações e planilhas do Excel.

A lista de arquivos suportados é extensa. O site da Apple faz referência para suporte a imagens, texto, documentos PDF, filmes, apresentações do Keynote, anexos de e-mail e arquivos Word e Excel da Microsoft. Mas sabemos que ele também suporta arquivos de áudio, apresentações do PowerPoint, arquivos .icalevent, .html e .emlx.

++++

quicklook150Para arquivos não suportados (isso inclui pastas, aplicações, discos e rede) o Quick Look apresenta um grande ícone do item e algumas informações básicas. A quantidade de informação muda de acordo com o arquivo exibido, aplicações e documentos apresentam o tamanho e data da última modificação (aplicações também exibem a versão e o tipo de arquivo).

Veja também:
> Mac para iniciantes: aprenda a usar o Finder

Um outro ponto interessante do Quick Look é sua flexibilidade. A ferramenta é bem acessível para desenvolvedores criarem plug-ins para arquivos não suportados. Para checar o conteúdo de arquivos .zip, QuarkXPress 7 ou .eps visite o site QLPlugins.

A ferramenta também pode funcionar como apresentação de slides. Basta selecionar os arquivos que serão exibidos, apertar a barra de espaço e depois clicar no ícone “play” na janela do Quick Look.

quicklook_audio
Mini player: Quick Look executando arquivo de áudio.

Se você selecionar o botão das miniaturas, quando dois ou mais arquivos forem selecionados, suas miniaturas serão exibidas lado a lado, facilitando a identificação de arquivos com nome parecido, evitando abrir o documento errado.

As visualizações do Quick Look também funcionam nas pesquisas do Spotlight, facilitando a identificação de resultados parecidos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail