Home > Notícias

Mac também terá loja de aplicativos “não autorizados” pela Apple

Criador do Cydia promete serviço alternativo para computadores com Mac OS; opção deve chegar logo depois da Mac App Store

PC World / EUA

14/12/2010 às 11h50

Foto:

Enquanto a Apple se prepara para lançar uma loja de aplicativos para seus computadores com sistema Mac OS X, nos moldes da App Store,  os criadores do aplicativo Cydia, famoso nos aparelhos portáteis da “maçã” que têm jailbreak (desbloqueio para o uso de softwares não autorizados pela Apple), já preparam esforços para criar uma Mac App Store “não oficial”.

A mente por trás do Cydia, Jay Freeman, disse que espera anunciar em breve a mesma alternativa para Macs, segundo, o site TUAW. O anúncio teria acontecido em uma conferência de desenvolvedores no último final de semana, em que Freeman, também conhecido como Saurik, afirmou que uma loja alternativa de apps para Macs seria lançada pouco tempo depois de a Apple introduzir a já anunciada Mac App Store.

A Mac App Store deve ser lançada em janeiro do ano que vem e também fará parte da próxima versão principal do sistema Mac OS X, chamada Lion.

Com mais de 30 mil aplicativos (gratuitos e pagos), a loja do Cydia para aparelhos iOS é utilizada em cerca de 10% dos telefones da Apple, segundo o próprio Freeman, o que poderia chegar a algo em torno de 10 milhões de aparelhos no total.

- Veja também: "Galeria: 10 aplicativos que a Apple não quer que você use" (http://migre.me/2VNlP)

cydia.jpg

Loja alternativa Cydia é famosa entre usuários de aparelhos iOS da Apple

A App Store para Macs da Apple quer fazer com que seja mais fácil para os usuários encontrarem, baixarem e pagarem pelos aplicativos, sem precisar passar por diferentes sites para realizar download de seus programas. A companhia também submeterá todos os softwares da nova loja ao seu famoso processo de aprovação. Além disso, não haverá versões para testes, compras dentro dos apps ou códigos dos produtos (product keys).

No entanto, em razão dessas limitações da Mac App Store, Freeman acredita que sua alternativa Cydia será uma plataforma muito mais atraente para os desenvolvedores de aplicativos.

Para saber mais sobre o Cydia e aplicativos alternativos, confira o Blog do Jailbreak (http://migre.me/2VNfO).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail