Home > Dicas

MacBook é a máquina para games no Mac

Nova placa de vídeo integrada nos novos MacBooks abre um novo horizonte para jogos nos portáteis da Apple.

Peter Cohen, Macworld/EUA

16/10/2008 às 15h34

Foto:

Meus desejos foram atendidos. Na semana passada, escrevemos um texto esperando que a Apple colocasse novas placas de vídeo no MacBook, e ela ouviu minhas preces. O novo MacBook irá, inquestionavelmente, ter um melhor desempenho em games em comparação ao seu antecessor. E eu não sou o único a gostar da idéia:  alguns desenvolvedores de games para Mac também consideram interessante o novo sistema de gráficos dos portáteis.

A Apple mudou o projeto da placa-mãe na linha de novos MacBook, MacBook Air e MacBook Pro de 15” e, em vez de optar por um projeto da Intel (com vídeo integrado), ela optou por um design da NVIDIA que usa uma GeForce 9400M.

Como a Intel GMA X3100 que a precedeu, a 9400M ainda é um componente integrado à placa-mãe, mas a diferença está em suas capacidades e desempenho.

A Apple diz que a nova peça da NVIDIA é até cinco vezes mais rápida que o chipset da Intel (na verdade, de acordo com os benchmarks da própria Apple, ela é seis vezes mais rápida ao rodar Call of Duty 4). Isso ainda é pouco (cerca de metade) da velocidade geral da GeForce 8600GT encontrada no MacBook Pro de 17”, por exemplo, mas já é um avanço enorme para o usuário comum que comprou um MacBook e quer rodar jogos no Mac.

Também é positivo o fato de a 9400M usar 256 MB de memória compartilhada na placa-mãe. Isso é o dobro do que a X3100 conseguia usar, e significa que o novo MacBook pode lidar com mais informações em texturas 3D e outros detalhes na memória, resultando em gráficos mais rápidos e atraentes. Alocar memória compartilhada não é tão rápido quanto ter RAM dedicada para isso (como ocorre nos MacBook Pro), mas já ajuda bastante.

Além do desempenho, a 9400M tem mais recursos que sua antecessora. Ela lida melhor com iluminação e sombras necessárias para rodar os jogos mais novos: elas os games rodarão mais rápido no novo MacBook, além de terem um melhor visual.

Outro benefício é que o MacBook deve poder executar código em Open Computing Language (OpenCL) no Snow Leopard, a próxima atualização do OS X. Logo, o MacBook será um computador razoável para rodar o update do OS X quando ele sair.

nvidia9400
Essa é a GeForce 9400 presente nos novos MacBooks

Glenda Adams, diretora de desenvolvimento da Aspyr Media, disse que a 9400M é “um grande ganho para os gamers”. “Ela deve deixar o MacBook compatível com mais games que antes”, e que a Aspyr pretende ter máquinas novas para qualificar o sistema para “muito mais jogos que seu antecessor”.

Andrew Welch, presidente da Ambrosia Software, que faz software para Mac e iPhone, concorda com Adams. “A 9400M é uma boa coisa para se ver, já que a Apple está vendendo muitos notebooks”.

“O novo MacBook é incrível”, disse Colin Smuth, vice-presidente da desenvolvedora Freeverse Software. “Finalmente, os MacBooks serão grandes máquinas para games e grandes computadores”. Smith não espera que o MacBook atraia gamers mais “hardcore”- já que existem marcas como Alienware, que atingem esse mercado.

“Mas, para a maioria dos usuários, se eles puderem rodar os games mais populares no MacBook, já vai ser ótimo para os consumidores e para a Apple”, concluiu.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail