Home > Notícias

MacBook pode apresentar problema com memória adicional

Proprietários dos novos laptops da Apple reclamam que, ao instalarem RAM de terceiros, as máquinas travam ou ficam instáveis.

Computerworld/EUA

09/12/2008 às 11h38

Foto:

Alguns usuários dos novos MacBook e MacBook Pro dizem que suas máquinas ficaram instáveis ou travaram após terem adicionado memória de outros fabricantes que não a Apple, de acordo com mensagens postadas no fórum de suporte da Apple.

Proprietários dos novos laptops - modelos com case de alumínio lançados em outubro deste ano - afirmam que o upgrade de memória RAM de terceiros levou seus laptops a ficarem mais propensos a danos e travamentos.

“O meu trava depois de quase 7 horas, nunca menos”, afirmou um usuário identificado como “Mmike70” em uma mensagem postada no fórum de suporte de MacBook da Apple. “Há danos sob todas as condições, carregando ou não, ligado na tomada ou na bateria”.
 
Como muitos outros usuários do fórum, Mmike70 disse que acrescentou memória RAM da Other World Computing, loja online especializada em produtos Mac.

“Eu fiz o upgrade do meu novo MacBook com o pacote OWC 4 GB”, afirmou "JDTech12308", outro usuário do fórum. “Desde [então] o sistema travou totalmente por quase seis vezes. Eu estou pensando em colocar a RAM original de volta”.

Alguns usuários tiveram sucesso em algumas situações: “Eu achei que a configuração de 3 GB utilizada em uma das memórias RAM de 1 GB originais em cada slot operou bem”, afirmou “Nikushima”. “Eu troquei as RAMs de 2 GB para ver se uma delas eram ruins. Mas as duas trabalharam bem com 3 GB.

Nikushima relatou sua conversa com o suporte técnico da Apple: “Eles afirmam que o gerenciamento da falta de memória RAM da OWC é algo como a “não-polaridade” de RAMs antigas. Então, se um das RAM de 1 GB da Apple é utilizada, ela opera direito porque utiliza um gerenciamento de memória de um chip de 1 GB.

Apesar da OWC ter sido citada com mais freqüência, alguns usuários apontaram transtornos com as memórias da Kingston e da Crucial.com.

Donos do MacBook Pro também reportaram problemas com a RAM de terceiros. Em um fórum com aproximadamente 6 mil visualizações, um número considerável para o suporte da Apple, um usuário afirmou que foi contatado por um engenheiro da Apple depois de postar mensagens e enviar um e-mail ao CEO da Apple Steve Jobs.

De acordo com William Brocklebank, o engenheiro afirmou que a Apple está “muito atenta” ao problema e que isso não é resultado do uso de memórias que não sejam da Apple, mas porque usuários aumentaram a capacidade de suas máquinas para 4 GB.

“Eles irão lançar uma atualização do software para corrigir o problema. O funcionário da Apple disse que provavelmente levará uma ou duas semanas para o lançamento, mas não oficialmente nós poderíamos esperar questão de dias”, afirmou Brocklebank em 4 de dezembro. “Entretanto, ele afirmou que a solução seria poderia ser a remoção de uma das RAMs de 2 GB e sua substituição pela original de 1 GB”.

A Apple não comentou o tema nem informou se haverá uma correção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail