Home > Notícias

Macs infectados pelo Flashback caem para 270 mil, diz Symantec

De acordo com empresa de segurança, número de máquinas atingidas caiu de 600 mil para menos da metade em cerca de uma semana

Macworld / Reino Unido

12/04/2012 às 9h09

Foto:

O malware Flashback diminuiu de 600 mil Macs infectados em 5 de abril para 270 mil máquinas no último dia 11, informou nesta quarta-feira a empresa de segurança Symantec. A companhia ainda lembrou que o número de Macs infectados caiu de 380 mil para 270 mil em 24 horas. De acordo com números recentes, o Brasil teria mais de 2 mil Macs atingidos pela botnet.

O Flashback age a partir de uma vulnerabilidade Java que a Apple solucionou em 4/4. O problema foi identificado primeiramente pela empresa de segurança Intego no ano passado. Agora, a Apple está desenvolvendo um software para remover o malware, mas tem recebido críticas por sua resposta lenta para resolver o problema.

Originalmente, o Flashback se disfarçava como um instalador do Adobe Flash Player (daí o nome), mas o malware mudou de tática recentemente, fingindo ser um update de software para Macs ou um atualizador de Java.

A atualização da Apple resolve muitas vulnerabilidades no Java 1.6.0_29. Além disso, a Kaspersky lançou recentemente um site que verifica seu o seu Mac está infectado e uma ferramenta gratuita para corrigir o problema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail