Home > Notícias

Macworld 2011: acessório leva ao iPad controle físico para games

Compatível com mais de 100 jogos, Fling Game Controller é preso ao tablet por meio de duas borrachas e promete levar experiência de arcade para o aparelho

Macworld / EUA

31/01/2011 às 11h22

Foto:

Todo gamer quer experimentar ação no estilo arcade em seu iPad. Mas em determinados jogos – incluindo qualquer um que exija um joystick virtual – as falhas do tablet como console portátil ficam evidentes.

Sem a habilidade de usar um controle convencional, os gêneros de games que exigem movimentos exatos e respostas palpáveis nem sempre se saem bem no tablet da Apple. Quando não se tem o sentimento físico de um joystick, é fácil deixar seus dedos se perderem e acidentalmente saírem dos botões virtuais. Jogos de luta, de tiro em primeira pessoa (FPS) e até mesmo muitos títulos de aventura já ganharam versões fracas no iPad graças à sua dependência no movimento do joystick, em vez dos controles de toque e gesto.

A fabricante Ten One Design tem uma acessório para mudar isso. Apresentado na edição deste ano da exposição Macworld, nos EUA, o chamado 'Fling Game Controller for iPad' tira o termo “virtual” do controle do gadget. O Fling é um acessório externo para o tablet que se encaixa sobre o seu joystick virtual. Ele é preso na tela do iPad por duas borrachas, garantindo assim uma “resposta tátil” aos jogadores. Em termos práticos, isso significa mais controle sobre os games do aparelho.

É um conceito interessante, e a empresa no evento Macworld 2011 oferecia uma interessante demonstração “em mãos” do produto. Segundo os representantes da companhia, o controle Fling é compatível com mais de 100 jogos – exatamente 112, segundo uma lista publicada no site da fabricante, que inclui "Rage HD", "Avatar" e "Prince of Persia".

flingcontroleipad01.jpg

Acessório promete levar experiência arcade para o iPad

A “compatibilidade” do controle depende de qual game você está jogando e normalmente do tamanho do joystick virtual. Em nossos testes, o Fling apresentou problemas em vários títulos da Gameloft – mais notavelmente em “Dungeon Hunter”. Com o controle virtual maior desse jogo, a resposta do acessório para meus movimentos foi mais esporádica, especialmente ao tentar mover para certas direções. Mesmo assim, o Fling foi impressionante o bastante para ter sido eleito o melhor produto da exposição, segundo editores da Macworld.

Com uma lista crescente de jogos compatíveis, o potencial do Fling é notável. Games FPS, de aventura e de plataforma parecem ser os que mais se beneficiam dos controles melhores do acessório. O desafio da Ten One Design neste ano será não apenas habilitar mais games compatíveis com o Fling, mas também que os desenvolvedores comecem a criar títulos com o acessório em mente.

- Demonstração do Fling Game Controller (http://migre.me/3MAJ2)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail