Home > Notícias

Macworld Expo: acompanhe o keynote de Phil Schiller ao vivo

Macworld cobre, em tempo real, o discurso de abertura da Macworld Expo em São Francisco, na tarde desta terça-feira.

Redação da Macworld Brasil

06/01/2009 às 11h20

Foto:

Acompanhe, a partir das 15 desta terça-feira (06), a cobertura ao vivo da Macworld do discurso de abertura da Macworld Expo, em São Francisco. Será a última participação da Apple no evento, que não contará com a presença do CEO Steve Jobs, que alegou problemas de saúde.

Quem faz o discurso é Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple. Jason Snell e Dan Moren, editores da Macworld Estados Unidos, estão lá no Moscone Center.

***

14h53 - O público - jornalistas e demais participantes do evento - já entrou na sala de conferências do Moscone Expo. Todos aguardam a entrada de Phil Schiller no palco.

14h54 - Toca The Killers no som ambiente. A sala já está cheia.

14h58 - Um alerta geral pede para desligarem os celulares e pagers (!). Não pediram para desligar apenas o iPhone, pelo menos.

14h59 - Nada de Bob Dylan no som ambiente. Coldplay toca alto. Será o iPod de Phil Schiller?

keynote-welcom

15h03 - Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple, sobe ao palco, vestindo camiseta azul de manga comprida e calça jeans.

15h04 - Schiller agradece o entusiasmo da platéia e sua presença no evento. "É um momento incrível para a Apple", diz. "Primeiro, vou falar sobre as Apple Store", afirma, citando a loja de Pequim aberta em 2008. E cita as de Munique, Sydney, aponta para uma imagem cheia de gente. "que outra companhia teria o logotipo nessa foto?".

15h06 - 3,4 milhões de pessoas visitam as Apple Store por semana. "São 100 Macworld Expo. Mas o Mac ainda é parte importante do negócio. E vamos falar do Mac aqui hoje".

15h08 - 2008 foi o maior ano na história da companhia em venda de Macs, com 9,7 milhões de máquinas. Crescimento duas vezes mais rápido que o resto da indústria. E mostra uma foto de uma linha de Macs muito brilhantes. Phil diz ter três novidades hoje.

keynote-3things

15h09 - Um novo iLife, versão '09. "O iLife é uma das razões que as pessoas compram Macs hoje". "Não há nada parecido em outra plataforma.

15h10 - iPhoto'09 - No ano passado, a novidade foram os Eventos no programa. Agora, é o "Faces", que permite organizar imagens em volta as pessoas.

15h11 - O Faces usa detecção de faces - ilumina o rosto e pede para você dar a ele um nome. E usa esse padrão para encontrar a mesma pessoa em múltiplas fotos. Phil diz que ainda não é uma tecnologia perfeita, mas é a melhor que encontraram.

15h12 - O iPhoto'09 também traz um novo meio de encontrar fotos com o "Places". Usa geotag com GPS (integrado em muitas câmeras novas e no iPhone) para armazenar latitude e longitude nas imagens. E no iPhoto você vê um mapa com marcadores de onde as fotos foram tiradas.

15h15 - Os mapas no Places vêm do Google Maps. Mas o iPhoto tem uma base de dados com nomes dos lugares também.

keynote-map

15h16 - iPhoto ganha integração com o Flickr e o Facebook - aplausos na platéia. Envio de fotos com um botão para os serviços. Mapas do Flickr mostram fotos com geotag do iPhoto.

15h17  - Há um novo painel para slideshows, com temas integrados. A detecção de faces coloca as fotos "centralizadas" no slideshow. Schiller demonstra alguns temas novos. Dá para salvar os slideshows direto no iTunes, para sincronizar com o iPhone.

15h18 - Novos temas para impressão e criação de livros no iPhoto'09. E o novo recurso Travel Books cria álbuns de viagem no seu Mac, incorporando os mapas do Places.

keynote-travelbook

15h20 - Schiller demonstra os novos recursos do iPhoto'09.  Nenhuma foto de Steve Jobs até agora.

15h21 - A detecção de rostos também identifica outras fotos que o software acredita ser de alguém que você já identificou. Dá para confirmar em múltiplas fotos, e o iPhoto aprende com isso (como um filtro de spam, por exemplo).

keynote-faces

15h22 - O iPhoto também cria Álbuns Inteligentes que mostra as fotos de grupos de pessoas, como família. Arraste as "faces" para a barra lateral e um álbum será criado com pelo menos uma foto de cada pessoa.

15h23 - Mais demo do Places: Veja o mapa, dê um zoom e veja as fotos de Aspen - mostra todas as fotos tiradas naquele lugar, mesmo em eventos múltiplos.

15h24 - Novo iMovie'09.

keynote-imovie-01

15h25 - iMovie'09 e de um modo elegante Phil admite que muita gente se frustrou com as limitações da última versão.

15h28 - Um novo editor de precisão, visão expandida da timeline para usuários avançados. Arrastar e soltar avançado: opção para substituir, inserir ou usar apenas o áudio. Novos temas dinâmicos com títulos, transições e créditos. Mapas de viagem animados, estilo Indiana Jones.

15h30 - Sobe ao palco Randy Ubillos, arquiteto-chefe de aplicativos de vídeo, para uma demo do novo iMovie'09.

15h35 - O iMovie tem estabilização de vídeo. Incrível.

keynote-imovie-02

15h39 - Mapas de viagem animados: arraste um mapa para o vídeo, encontre o local. Funciona com múltiplas cidades, caso você esteja em uma viagem em busca da Arca Perdida.

15h41 - Depois de mostrar os cinco novos temas do iMovie'09, Schiller fala que o GarageBand também tem uma nova versão.

15h44 - O GarageBand´09 tem um recurso para ensinar a tocar instrumentos, o "Learn To play", com vídeos de um instrutor, com nove lições básicas de guitarra e piano gratuitas. Artistas, no "Artist Lessons", também ensinam a tocar. Entre os professores, John Fogerty; Colbie Caillat; Patrick Stump; Sting, Sarah McLachlan; Ryan Tedder; Norah Jones.

keynote-guitar

15h48 - Novas versões do iWeb e iDVD'09. Mas não vai falar deles hoje. 79 dólares pelo upgrade, 99 dólares para o Family Pack. Sai ainda este mês.

15h49 - Novo iWork'09.

15h52 - E Phil Schiller, num truque digno de Steve Jobs, está fazendo a apresentação no novo Keynote.

15h55 - Magic Move: no Keynote'09, arrume seus slides e o programa faz as transições entre objetos em movimento entre os slides, de um modo como o Flash faz animação.

15h57 - Novo recurso: Keynote Remote, aplicativo de 0,99 centavos de dólar para iPhone/iPod touch para controlar remotamente sua apresentação.

15h59 - Pages'09  - Edição de textos em tela cheia, sem mais nada para distrair.

16h - Pages tem compatibilidade com MathType e EndNote, com fórmulas que cientistas e engenheiros usam. Novos templates também para certificados, envelopes, cartas etc.

16h02 - Novo Numbers'09. Planilhas fáceis e divertidas, diz Schiller. Novas categorias de tabelas, mais de 250 funções novas, mais variantes. Modo de criação de fórmulas facilitado.

keynote-numbers

16h04 -  "E é isso para o iWork. 79 dólares para uma licença, 99 dólares para pacote familiar, 49 dólares com um novo Mac. Já à venda hoje."

16h05 - O novo iLife, por sinal, só roda no Mac OS X Leopard. A Apple vai vender um pacotão com iLife, iWork e Leopard em um "Mac Box Set" por 169 dólares, disponível no fim do mês, junto com o iLife.

16h06 - E tem mais uma coisa: iWork.com. Uma espécie de Google Docs da Apple. iWork.com permite compartilhar documentos online, incluindo colaboração. Com convite para quem pode ver os documentos online, download em múltiplos formatos. E Phil faz uma demonstração.

keynote-iworkcom

16h08 - O iWork.com salva documentos em formato Pages, PDF ou Word. Permite compartilhar textos, apresentações e planilhas.

16h12 - O iWork.com está em testes beta, abertos ao público e com acesso gratuito. Em um futuro próximo, o serviço será pago. Já está no ar a partir de hoje.

16h15 - E tem um anúncio final. O que será?

16h16 - Nos últimos oito meses, o MacBook é o notebook mais vendido nos EUA. Então, Schiller anuncia o novo modelo Pro com tela de 17", 1,5 cm de espessura. É o notebook mais fino do mundo. Pesa 2,9 quilos, um dos modelos de 17" mais leves. Tela de LED backlit de 1.920 x 1.200. Tela glossy, mas um filtro anti-brilho opcional custa 50 dólares.

16h18 - MacBook 17": porta FireWire 800, 3 USB, slot ExpressCard 34, indicador de bateria, Ethernet, miniDisplay port. Mesmo trackpad de vidro dos Macbooks.
Processador de 2,66 GHz, até 8 GB de memória RAM DDR3 de 1.066 MHz. Placas de vídeo GeForce 9400M e 9600MT. Disco rígido padrão de 320 GB. E opção de SSD de 256 GB.

keynote-mbpro

16h20 - Nova bateria é integrada, não removível. "É a de maior duração já feita, mantendo o notebook fino e leve". Phil vai mostrar um vídeo sobre baterias.

16h23 - O vídeo explica como é feita a bateria do novo Macbook Pro de 17". Tema controverso a questão da bateria integrada, já que muita gente nunca compra uma bateria extra. A bateria do MacBook Pro de 17" dura até oito horas - três a mais que o modelo anterior.

16h25 - Será vendido em uma configuração apenas (Core 2 Duo de 2,66 GHz, 4 GB de RAM, 320 GB de disco e SuperDrive), com preço a partir de 2.799 dólares nos EUA, à venda no fim do mês. Mas compradores podem encomendar configurações customizadas. E com certificados de "garantia verde", como os demais MacBooks. Livre de componentes tóxicos/poluentes.

16h27 - Ah, vão falar do iTunes também. Loja de músicas começou em 2003. Agora, em 2009, já foram vendidas 6 bilhões de músicas até o momento, com mais de 10 milhões de faixas disponíveis, 75 milhões de contas habilitadas com cartão de crédito. E três coisas novas para 2009.

16h27 - Primeiro, o preço. A partir de abril, mais flexibilidade: três categorias a 0,99, 0,69 e US$ 1,29, com mais faixas pelo preço baixo. Segunda coisa: iTunes Plus: a partir de hoje, 8 milhões de faixas oferecidas sem proteção DRM. No final do trimestre, toda a loja com opção sem DRM.

16h28 - A terceira coisa tem a ver com o iPhone. Agora, a iTunes Music Store do telefone não é mais a iTunes Wi-Fi Music. Será liberado o download de faixas pelas redes 3G, a partir de hoje.

16h30 - E um convidado especial vai subir ao palco para cantar.

16h31 - E é Tony Bennett, que encerra o keynote da Macworld Expo, a última com participação da Apple, com a música "The Best Is Yet to Come".

16h32 - E encerramos aqui a cobertura ao vivo. Logo mais, as notícias completas no site da Macworld Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail