Home > Notícias

Maior evento global de robótica começa no sábado, na Paraíba, com ciência e futebol

RoboCup 2014 acontece de 19 a 25 de julho em João Pessoa, com representantes de 45 países e 400 equipes de futebol de robôs. Inventor do robô doméstico Roomba dará palestra

Da Redação

17/07/2014 às 16h34

robocup 2014 520.jpg
Foto:

Referência nacional e internacional em robótica, o Centro Universitário da FEI organiza pela primeira vez no Brasil, em parceria com a Unesp e o Governo do Estado da Paraíba, a RoboCup 2014, principal evento de robótica do mundo. A robótica resulta da combinação da Engenharia Mecânica com Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, algumas das principais áreas de estudos e pesquisas da Instituição.

 

Um dos destaques da programação da RoboCup é a apresentação de Rodney Brooks, criador do aspirador de pó Roomba, robô doméstico de maior sucesso comercial no mundo. Brooks é ex-diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT – Massachussets Institute of Technology e fundador da iRobot. Em sua palestra, Brooks abordará a inserção de robôs no ambiente de trabalho.

rodney brooks1 520

O evento terá a participação da FEI na competição de futebol de robôs, em duas categorias, small size e humanoide kid. Segundo o prof. Reinaldo Bianchi, de Engenharia Elétrica da FEI e coordenador do simpósio da RoboCup 2014, as competições de robôs são importantes mas os ganhadores serão realmente os participantes que usarem o espaço para aprender e compartilhar conhecimento.

"O objetivo principal é a pesquisa, tanto que, após as competições, os desenhos dos projetos ficam disponíveis para todos – há uma grande transferência de conhecimento”.

Robôs e futebol

Desenvolvidos por alunos de graduação, mestrado e doutorado da FEI, os robôs que participarão da RoboCup 2014 têm peças plásticas fabricadas na própria Instituição, com uso de uma impressora 3D, e aplicação e conceitos de inteligência artificial. Os robôs possuem controle mecânico, se localizam por meio de câmeras, e são programados para tomar decisões de forma autônoma.

“Utilizamos o raciocínio baseado em casos e o reforço positivo ou negativo, para que os robôs façam as jogadas”, explica o prof. Bianchi. Quatrocentas equipes, de 45 países, estarão presentes na competição que se divide em quatro áreas: RoboCup Soccer, RoboCup Rescue, RoboCup Home e RoboCup Junior.

No dia 9 de agosto, a FEI sediará a etapa estadual – SP da Olimpíada Brasileira de Robótica, voltada a estudantes de ensino médio e fundamental. As equipes classificadas disputarão a etapa nacional, em outubro, e podem garantir a participação na RoboCup 2015, na categoria RoboCup Junior.

A programação completa do evento encontra-se em http://www.robocup2014.org/.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail